terça-feira, 31 de março de 2009

CLEBER VERDE REQUEREU A CRIAÇÃO DE SUBCOMISSÃO PARA DEBATE SOBRE ANISTIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E CELETISTAS QUE ADERIRAM AO PDV

Cleber Verde requereu a criação da Subcomissão Especial para debate sobre a concessão de anistia e reintegração aos Servidores Públicos e Celetistas que aderiram ao PDV e PDI a partir de 1995, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

JUSTIFICOU seu requerimento alegando que tal situação vem sendo questão de debate diante de vários organismos, Comissões de Direitos Humanos da OAB dos Estados, centrais sindicais, em nível nacional e em diversos Estados da Federação, bancadas parlamentares, com o fim de sensibilizar o governo e propiciar a reintegração dos ex-Servidores Públicos Federais e Celetistas que aderiram aos Programas de Demissão Voluntária (PDV) e PDI (Programas de Demissões Incentivadas) a partir de 1995.
Tal situação, amplamente divulgada pela imprensa, já foi objeto de discussão em audiência pública realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Os pedevistas vem há anos tentando a elaboração e aprovação de um Projeto de Lei que permita a anistia e consequentemente a reintegração dos ex-funcionários aos órgãos de origem. Toda a discussão a cerca do tema é retratada no PL 4499/2008, de autoria do Deputado Chico Lopes.
As pressões pela redução do tamanho do Estado, que deram origem a diversos programas governamentais de desligamento voluntário de servidores públicos, nas esferas federal, estadual e municipal, abrangeram tanto a administração direta, as autarquias e fundações públicas, como também as empresas estatais e sociedades de economia mista.
No âmbito da administração pública federal foi editada a Medida Provisória nº 1917, de 29 de julho de 1999, que instituiu Programa de Desligamento Voluntário – PDV, ao qual podiam aderir servidores da administração direta, autárquica e fundacional, com exceção dos integrantes de determinadas carreiras e dos servidores que se encontravam em situações especificadas em seu texto. Na MP 1917/99 concedia aos servidores que aderissem ao PDV o pagamento de indenização, em valor correspondente a 1,25% da remuneração por ano de efetivo exercício na administração pública federal. Assegurava-lhes ainda participação em programa de treinamento dirigido para a qualificação e recolocação no mercado de trabalho. Para os que pretendiam abrir ou expandir negócio próprio, a MP 1917/99 oferecia, além de programa de treinamento específico, linha de crédito de até R$ 30.000,00.
Conforme relatou o Dep. Chico Lopes “à época, além da propaganda institucional, sucederam-se declarações de autoridades do Poder Executivo, enaltecendo as supostas vantagens do PDV e estimulando os servidores a buscar novas alternativas de realização profissional, em detrimento de suas carreiras no serviço público. Nessas circunstâncias, dezenas de milhares de servidores deixaram seus cargos e empregos, talvez irrefletidamente, em busca de suas utopias particulares.
Para a maioria deles os resultados não corresponderam às expectativas. A situação claudicante da economia brasileira à época do PDV não propiciava a criação de novos empregos, tornando difícil a recolocação dos egressos do serviço público. “Da mesma forma, o momento não era favorável a novos empreendimentos, o que levou ao fracasso de muitas das iniciativas empresariais dos que haviam aderido ao PDV e PDI, exaurindo rapidamente os recursos que haviam obtido de suas indenizações.”, explicou o parlamentar.
Ocorre que os anos passaram e até a presente data não houve uma solução que atendesse ás expectativas dos pedevistas. Já houve audiência pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para discutir a situação dos servidores que aderiram ao PDV no Governo Fernando Henrique Cardoso. O debate foi proposto à época pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que afirmou que o cumprimento parcial ou descumprimento de benefícios previstos na Medida Provisória 1.917/99 (substituída pela 2.174/01) acabou prejudicando os que aderiram ao programa.
Tem-se que a situação engloba um contingente de trabalhadores, que ingressaram nas empresas por concursos públicos, são altamente qualificados para exercerem suas funções. Em razão dos PDVs e PDIs, saíram prejudicados, porque o governo não teria cumprido sua parte no acordo, ao não oferecer treinamento para reinserção dos pedevistas ao mercado de trabalho, linhas de financiamento, nem apoio psicológico.
O resultado dos desligamentos foram desastrosos e em nada observaram a Lei Maior, pois violaram flagrantemente o princípio da dignidade da pessoa humana disposto no texto constitucional, levando vários ex-funcionários à mendicância, alguns ao alcoolismo, e em casos extremos, alguns suicidaram-se. Lares foram destruídos em razão da falta de perspectivas para sobreviver, porque não tinham nenhuma garantia trabalhista ou social.
A proposta de adesão ao PDV e PDI, passava a ilusão de que a vida iria melhorar, fazendo com que os ex-funcionários confiassem nas promessas não cumpridas pelo governo, entre elas a de requalificação profissional e financiamento para montar o próprio negócio.
Com o intuito de reavaliar os programas de desligamento voluntário que vigoraram no serviço público, tanto da administração direta como indireta, fundacional e sociedades de economia mista, e buscar solução para aqueles que até a presente data se encontram desempregados, em condições indignas de vida, com problemas graves de saúde, sem expectativa de aposentadoria, propõe-se a criação da referida Subcomissão Especial junto à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, com o intuito de discutir e buscar uma solução para esta relevante questão, buscando a anistia e a reintegração aos cargos dantes ocupados, propiciando condições dignas de sobrevivência a milhares de cidadãos.

6 comentários:

  1. Na qualidade de demitido do Banco do Brasil, sem justa causa, parabenizo o Deputado Cleber Verde pela coragem, ousadia e senso de justiça demonstrados através deste requerimento, que trará justiça e dignidade para milhares de famílias. Estamos juntos nessa luta pelo reconhecimento das injustiças e reparação dos danos causados.

    Ruben Cavalcante - Demitido do BB - Maio/1997

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo o Deputado pela coragem, ousadia e senso de justiça, ao apresentar este requerimento, que traz consigo uma onda de esperança para milhares de famílias que sofrem as consequencias de tantas injustiças impostas por indivíduos inescrupulosos. A reparação desses crimes trará de volta a dignidade e a certeza de que há pessoas justas e que lutam em favor da justiça. Estamos juntos nesta luta, até o dia em que teremos a REINTEGRAÇÃO PLENA de todos os nossos direitos roubados.

    Ruben Cavalcante
    Funcionário demitido do Banco do Brasil - mai/97

    ResponderExcluir
  3. sou ex-servidora, e me sinto como se realmente tivessem me tirado a vida.Fui enganada, acreditei nas promessas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de lá para cá me transformei em farrapo humano.nao há justiça?,será que temos que pagar por ter acreditado em um programa que nos apresentava condições melhores de vida?, e nos negaram as condições, onde está esse governo que nao faz esse reparo, tenho certeza que muitos ex-servidores devolveriam os bens que comprou com o recebimento do maldito PDV, que nao foi lá essas coisas, Saí em l996, tinha l4 anos, recebi R$ 9.800,00.Nao foi um bom negocio.Peço ao Deputado que por Deus continue a rever a nossa situaçao.

    ResponderExcluir
  4. quero parabenizar nosso deputado cleber verde por essam iniciativa em cometer a justiça, nos brasileiros lhe agradecemos e a seus pares, obrigado também pelos nossos filhos, estendo tambem esses agradecimentos ao Dep. Chico Lopes- Ce, e Dep Leonardo Picciane-RJ, demos graças a Deus por voces.(Deputados, nós funcionários naquela época fomos enganados pelo governo FHC.
    Zé Filho> Pentecoste-Ceará

    ResponderExcluir
  5. quero parabenizar o nobre dep. pela iniciativa, pois os trabalhadores como meu marido foram enganados, ludibriados, pelo famigerado FHC, e hoje estao nesta situação, é uma iniciativa muito nobre de sua parte e de seus pares, mas acima de tudo é de muita justiça, e nos agradecemoss de coração e rogamos a Deus nosso pai por todos os senhores, muito obrigada de Coração. Estes agradecimentos e reconhecimento estendem-se também aos Dep. Chico Lopes-Ce, Leonardo Picciane. Que Deus os Pague.

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizar o exmo.Sr.Dep.Cleber Verde e também o Ilustre Dep.Chico Lopes pela iniciativa, coragem, determinação e luta em prol dos ex-funcionários que foram incentivados a deixarem seus empregos, como eu, que na época estava enferma e vi ai uma oportunidade de trabalhar como autônoma.Pura ilusão nada aconteceu de bom, só tristeza, necessidades, desespero e depressão.Tentei sozinha retornar via processo administrativo, tudo inútil.Mas agora temos ao nosso lado pessoas com senso de justiça que levam avante nossa causa,rogo a Deus todo poderoso e tenho fé como milhares de brasileiros que venceremos, voltaremos para nossos empregos, adquirindo novamente dignidade, auto-estima, prazer em viver, para o nosso bem e de nossa família, que sofre também consequencias desse ato insano. Que Deus os abençõe e lhes deem discernimento para continuarem a lutar pela aprovação deste projeto.
    Rosmari Pedevista Dataprev - 01/1997

    ResponderExcluir

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!