quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ABERTURA DOS TRABALHOS DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Frente em defesa dos aposentados discute projetos de Paim
Parlamentares defendem manifestações, durante abertura de trabalhos da Frente Parlamentar em defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Aposentados 11/02/2009 Por Livia Rospantini

A abertura dos trabalhos em 2009 da Frente Parlamentar em defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, realizada hoje, 11, na Câmara dos Deputados, foi marcada por pronunciamentos de apoio e convicção da necessidade de aprovação dos projetos de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que reajustam os benefícios previdenciários. O presidente da Frente, deputado Cleber Verde (PRB-MA), afirmou que defenderá ainda mais os aposentados na Câmara dos Deputados, agora também como líder do PRB. “Sempre apoiei os projetos do Paim que fazem justiça ao segmento. Os aposentados e pensionistas têm direito a uma vida mais digna”, disse Cleber Verde.

Autor dos projetos, o senador Paulo Paim fez questão reafirmar sua posição e luta permanente em prol do segmento e lembrou com orgulho que as proposições foram aprovadas no Senado Federal. “Agora é hora de cobrar da Câmara dos Deputados, nem que seja com muita luta e esforço. Os aposentados merecem essas aprovações”.

Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que acompanha o movimento desde os primórdios, é relator do projeto que dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária. Esse é um fator extremamente favorável aos aposentados, já que o deputado sempre os defendeu. Na ocasião, não foi diferente. O deputado incentivou e parabenizou as manifestações dos aposentados e pensionistas realizadas país afora, organizadas pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). “Essa casa (Câmara dos Deputados) funciona com pressão social. É importantíssimo que as manifestações que a Cobap têm realizado continuem fortes”, disse o deputado.O deputado Pepe Vargas (PT-RS), fez questão de se pronunciar como relator do projeto que extingue o Fator Previdenciário. Pepe Vargas tem participado de reuniões freqüentes com o governo para negociar a aprovação do projeto e pretende chegar a um acordo. Warley Martins Gonçalles, presidente da Cobap, pediu apoio ao deputado para que o projeto seja aprovado tal como foi no Senado, ou seja, na íntegra. Warley afirmou que a extinção do Fator Previdenciário está em destaque, mas que os projetos que tratam da recomposição das aposentadorias e do reajuste do benefício com o mesmo percentual do reajuste do salário mínimo merecem igual atenção. “Os projetos que realmente fazem justiça ao nosso segmento também precisam ser colocados em votação. Dependemos deles para viver dignamente, de acordo com nossos direitos”, afirmou o presidente da Cobap.
Entidades parceiras do movimento, como a Anfip e a Mosap, assim como federações e associações de aposentados de todo país, também participaram da abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar de Aposentados, Pensionistas e Idosos.