quinta-feira, 6 de junho de 2019

Cleber Verde Comemora a derrubada do veto que suspendia os benefícios do Prodecer III


O Poder Executivo enviou ao Congresso Nacional veto suspendendo os efeitos da Medida Provisória 842/2018, que trata renegociação de dívidas rurais do Prodecer III, contratados entre 1995 e 1999 por moradores de Balsas, no Maranhão. Ontem à noite, durante sessão no Congresso, o republicano Cleber Verde (PRB-MA) saiu em defesa das 40 famílias maranhense que compõem o programa e, junto à bancada do PRB e à bancada do estado, conseguiu derrubar o Veto 38 e manter os benefícios do Prodecer III.

“Há quem diga que estamos tratando de grandes empresários, mas esses desconhecem a realidade. Estamos aqui defendendo pequenos e médios produtores rurais e agricultores familiares. Fico feliz em ver que, mais uma vez, os deputados e senadores reconheceram a importância e a necessidade dessas famílias, que não dispõem de auxílio de políticas públicas e ainda têm que lidar com a falta de um seguro rural que garanta renda”, defendeu o parlamentar.

Cleber Verde ressaltou a relevância que o Prodecer III teve no crescimento das regiões onde foi instalado e destacou a importância dos produtores que apostaram no programa. “Eles foram verdadeiros pioneiros, se propuseram a investir tempo e capital em lugares antes inexplorados, trazendo desenvolvimento e impulsionando a agropecuária dessas regiões”. Ele observou que, apesar de esses produtores terem enfrentado todas as dificuldades de infraestrutura, como falta de estradas e de energia elétrica, hoje têm de lidar com débitos e altas taxas de juros.

O republicano lembrou que os problemas de dívidas do Prodecer I e do Prodecer II já foram resolvidos em outras oportunidades, resolução essa que também alcançou parte do Prodecer III, relativamente ao estado do Tocantins, ficando apenas o Maranhão sem uma solução. Ele ainda acrescentou que a MP842 já havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado nos anos de 2017 e 2018. “Nós já votamos essa matéria e o Governo, para a surpresa de todos e contrariando a Constituição Federal, encaminhou uma medida provisória incluindo novamente esse texto cujo teor já havia sido aprovado, mas estamos aqui novamente e voltaremos quantas vezes for necessário para fazer justiça”.


Texto: Fernanda Cunha - Liderança PRB 
Vídeo: Congresso Nacional 

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Cleber Verde e Julio Cesar Ribeiro visitam Centro Espacial na Guiana Francesa

WhatsApp Image 2019-06-05 at 09.46.34Os deputados republicanos Cleber Verde (PRB-MA) e Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) acompanharam o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, nos dias 3 e 4 de junho, em Missão Oficial ao Centro Espacial de Kourou, Guiana Francesa. O objetivo da visita foi conhecer o lugar dedicado a lançamentos no território franco-guianês e trazer ideias a serem implementadas no Acordo de Salvaguardas do Centro de Lançamento de Alcântara, que fica no Maranhão.
Sobre a base de Kourou Cleber Verde comentou: “Esse é mais um ponto de lançamento que está sendo construído. Uma obra avaliada em 600 milhões de euros, quase 3 bilhões de reais. É um grande investimento”. Ele explica que a experiência tem resultados além do campo econômico. “As vantagens não são apenas econômicas, mas também sociais e não somente restritas à cidade, mas para todo o país”.
Cleber adianta que o Brasil pode passar por situação semelhante em breve, uma vez que está em tramitação na Câmara dos Deputados o Acordo de Salvaguardas do Centro de Lançamento de Alcântara. Assinado por representantes do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), o convênio permite, entre outras operações, lançamentos de satélites e foguetes da base maranhense.
Texto: Fernanda Cunha – Liderança do PRB
Fotos: Ascom do deputado Cleber Verde