sexta-feira, 18 de maio de 2012

III Encontro Regional PRB MULHER/MA



São Luís – MA – Aconteceu no dia 11 de maio na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, o III encontro regional do PRB Mulher – MA. O seminário iniciou com a apresentação de um grupo de mulheres da 3ª idade “Menina Show”, seguiu com a mensagem de boas vindas da anfitriã, a Presidente Regional do PRB Mulher do Maranhão Jesus Verde. O evento foi contou com presenças de varias personalidades femininas, destaques no cenário político estadual e nacional, entre elas, a Presidente Nacional do PRB Mulher Dep. Estadual PRB/RJ Rosângela Gomes, Secretaria Estadual da Mulher Catharina Bacelar, Delegada da Delegacia Especial da Mulher Drª Kazumi Tanaka, Prefeita da Cidade de Axixá(MA) Sonia Campos (PRB MA); Prefeita de Anapurus(MA) Tina Monteles(PRB MA), Representante da Procuradoria Geral da Justiça Drª Karla Adriana, Presidente de Honra do PRB Mulher do Maranhão Rosa Uchôa, Vice Prefeita de São João dos Patos(MA) Ariceli de Sá (PRB); que foram homenageadas por suas importantes atuações na sociedade de forma geral. Em seguida o professor de ciências políticas Leonardo Barreto, palestrou sobre o tema do evento; “É possível sou Mulher”, ressaltando a importância da mulher no cenário Político brasileiro.


O deputado Federal Cleber Verde, presidente do PRB no estado concluiu afirmando. “A mulher precisa de mais espaço na política para que seja ressaltado seu forte potencial na sociedade. Garra, coragem, determinação, alta eficiência adornadas de graça sensibilidade e beleza, exclusividade delas, formam a receita infalível para que transformem nossa sociedade de forma justa e igualitária”.
Finalizou seu discurso citando a ex-presidente do Chile, Michele Bachelet; “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram na política, muda a política.”




Fotos: Celedonio

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Legislar é pensar no futuro


Foto: Douglas Gomes 

Fazer propostas que não só melhorem a vida da população, como também se antecipem a eventuais problemas. O deputado Cleber Verde sabe disso e tem um mandato voltado a atender essas expectativas. Por isso, suas propostas priorizam segmentos e grupos como o dos aposentados (garantindo um futuro melhor para quem tanto fez e faz no presente) e para o meio ambiente (afinal, sustentabilidade é palavra chave quando se pensa nas futuras gerações).

Várias vezes, pequenas iniciativas podem representar um impacto importante na vida das pessoas. A proposta de Cleber Verde, prevista no Projeto de Lei 1.273, estabelecendo que o período de férias escolares de 2014 coincida com o dos jogos da Copa do Mundo foi anexada a Lei Geral da Copa.  Com a mudança, não só se possibilita que crianças e adolescentes façam parte de uma das maiores festas do esporte mundial, como ainda evita-se a perda de aulas durante os jogos do Brasil (uma tradição em outras Copas). Além disso, ainda se facilita o tráfego, retirando das ruas durante o evento os carros de pais e responsáveis buscando os filhos nas escolas.

Desde seu primeiro dia na Câmara, Cleber Verde escolheu a área da previdência como uma das prioridades em seu mandato. Escolha essa que se consolidou com vários projetos em tramitação na casa, como o da Desaposentação, pelo qual beneficiários do sistema de previdência que voltaram a trabalhar poderão renunciar a aposentadorias especiais e por tempo de contribuição, ficando assegurada a contagem do período de contribuição para a obtenção da aposentadoria integral ou para o cálculo da proporcional. (o projeto já foi aprovado na Comissão de Seguridade da Casa); a Aposentadoria para Garimpeiros - Verde foi autor da proposta de criação da Frente Parlamentar específica para a questão e da PEC 405/09, que reenquadra garimpeiros e pequenos mineradores no Regime Geral da Previdência Social ao lado de produtores rurais, parceiros, meeiros e pescadores artesanais.

Em março relançou a frente Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, parlamentares de praticamente todas as legendas participaram da reunião da Frente na Câmara dos Deputados, que é reconhecida como uma das mais importantes do congresso, devido ao seu poder de mobilização e a relevância do tema. Exatamente por isso, o deputado Cleber Verde, escolhido presidente da Frente, vê a oportunidade como a maior responsabilidade de sua vida pública até o momento. “A frente congrega 320 deputados e 18 senadores, em um raro exemplo de mobilização em torno de um objetivo: fazer justiça com os aposentados e pensionistas do Brasil”, definiu Cleber Verde, responsável por arregimentar as assinaturas dos integrantes da frente.

Os pescadores por sinal são outra prioridade de Cleber. Preocupado com as questões ambientais, o parlamentar acredita que ao dotar esses trabalhadores de instrumentos que permitam o exercício de suas profissões com segurança e incentivos técnicos e financeiros, evita-se a pesca predatória, com impacto no futuro do País e na própria sustentabilidade do Oceano. Entre as propostas de Cleber Verde em tramitação na Câmara estão a que cria o Fundo de Aval dotando os trabalhadores de recursos que possibilitem a renovação da frota, investimento em aquaricultura e na qualificação da mão de obra, bem como o que equipara o trabalho de extrativismo de mariscos com o do pescador original, corrigindo uma distorção histórica.