sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Cleber Verde homenageia vítimas do câncer de mama e destaca importância da prevenção

SOLENE (A)-2
Por iniciativa da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) aconteceu, nesta quinta-feira (5), uma sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa na Câmara dos Deputados. O líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), homenageou as milhares de vítimas do câncer de mama no Brasil e pediu um minuto de silêncio para a funcionária da Câmara, Eliane de Medeiros, que faleceu ontem (4), em decorrência da doença. “Diante do drama que vive sua família e milhares de famílias mundo afora, peço um minuto de silêncio”.
PRB (B) 2017_10_05-6140Da tribuna do Plenário Ulysses Guimarães, o republicano chamou atenção para a importância da prevenção. “Não esqueçam de que a agitação da vida moderna, sempre atribulada, provoca muito desgaste físico e emocional. O Outubro Rosa tem a função de alertar as mulheres para o cuidado com elas mesmas”, disse. Para Verde, as conquistas femininas, sobretudo profissionais, “desde o âmbito acadêmico ao político”, não podem interferir no cuidado com a saúde e com o próprio corpo.
Os deputados Vinicius Carvalho (PRB-SP), Carlos Gomes (PRB-RS) e João Campos (PRB-GO) também participaram da sessão. Na avaliação de Carvalho, é imprescindível investir em conscientização para diminuir os índices dessa doença, a que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. “Eu não poderia deixar de prestigiar essa solenidade, aqui, no Congresso Nacional. Nós não nos refutamos à luta contra o câncer de mama. Parabenizo a deputada Rosangela Gomes pela sensibilidade”, disse.
PRB (B) 2017_10_05-6174Rosangela Gomes abordou a relevância do tema e cobrou mais acesso à saúde, sobretudo nas cidades distantes dos grandes centros. “Precisamos abraçar, de verdade, a luta contra o câncer de mama e viabilizar o tratamento para quem vive no interior do país, onde não há acesso aos exames de mamografias e, muitas vezes, sequer existem postos de saúde”, alertou a republicana.
A falta de recursos para a saúde pública também foi tema do discurso do deputado Carlos Gomes, que, assim como a deputada, é membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. “É um grande desafio conscientizar nossos governantes para os problemas que a sociedade enfrenta, diariamente, em busca de acesso aos cuidados médicos”, completou.
PRB (B) 2017_10_05-6180O deputado João Campos registrou a presença de uma caravana de Goiás que veio participar do evento. “Abraço o grupo de mulheres do PRB de Goiás e parabenizo de forma especial essa deputada extraordinária, que é Rosangela Gomes. Sua dedicação em defesa das causas femininas no Parlamento e o seu comprometimento com o mandato são uma inspiração para nós”, finalizou Campos.
Outubro Rosa
O Congresso Nacional está iluminado de rosa neste mês, como parte do Outubro Rosa – um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama. A iluminação marca o início do mês que traz vários eventos alusivos ao combate da doença. A campanha é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e do Departamento Médico (Demed) da Câmara dos Deputados, além de contar com a participação do Senado Federal.
Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Fotos: Douglas Gomes

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Cleber Verde se reúne com Michel Temer e setor pesqueiro no Palácio do Planalto

WhatsApp Image 2017-10-04 at 16.10.07
O líder Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, esteve reunido, na manhã de hoje (4), com o presidente da República, Michel Temer, o secretário de Aquicultura e Pesca, Dayvson Franklin de Souza, e um grupo de deputados, senadores e empresários do setor pesqueiro. Na pauta, os próximos passos após a aprovação da MP 782/2017, que definiu as competências e a estrutura dos órgãos do governo e vinculou a secretaria à Presidência da República. 
“Quero agradecer ao presidente Temer que atendeu nossa solicitação e nos recebeu juntamente com o setor produtivo. Nesse encontro, participaram representantes da pesca artesanal, industrial, esportiva e da Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia (ABLA), que lidera o mercado de peixes ornamentais. O setor produtivo dessa atividade tão importante da nossa economia está unido e agradece a acolhida no Palácio do Planalto”, disse Cleber Verde.
WhatsApp Image 2017-10-04 at 16.08.17
Segundo ele, a vinculação da Secretaria à Presidência renova o sentimento de esperança dos que querem ver a expansão do setor no Brasil. “A expectativa é a de que sejam definidas normas claras para que os investidores possam empreender e investir de forma que tenham segurança jurídica. O governo do Michel Temer é, acima de tudo, reformista e indutor de uma atividade que vai trazer milhões de novos empregos para o país. Hoje, o setor já emprega mais de um milhão de trabalhadores e ainda há muito espaço para crescer”, argumentou o líder republicano.
O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Walzenir Falcão, considera a extinção do Ministério da Pesca um desastre para o setor. “O país regrediu, perdendo para países como Chile e Peru. Temos 265 federações no território nacional. A nossa confederação aqui, no DF, representa 1280 colônias de pescadores no Brasil. Nosso desejo é o de que a pesca volte a ter o protagonismo que já teve e seja vista como um setor produtivo que merece toda atenção”, afirmou.
Dayvson Franklin afirmou que a secretaria terá como foco o desenvolvimento do setor. “O presidente Temer sinalizou que o governo quer uma interface mais aberta, forte e bem estruturada com a secretaria. Uma das preocupações do presidente é dar as condições técnicas que são necessárias para implementar políticas públicas que destravem o setor. Essa é uma atividade que se sustenta. Uma pauta superavitária para o país. Temer se mostrou sensível à demanda, sobretudo neste momento em que precisamos gerar emprego e renda para nossa população”, acrescentou o secretário da Pesca.
Também participaram do encontro o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), a deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) e os deputados Beto Mansur (PRB-SP) e João Campos (PRB-GO).
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados)
Foto: Beto Barata

terça-feira, 3 de outubro de 2017

“Uma das maiores conquistas de um país é ver envelhecer sua população”, diz Cleber Verde em Sessão Solene na Câmara

WhatsApp Image 2017-10-03 at 15.54.39
Da tribuna – O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde (MA), destacou a importância dos idosos para a sociedade durante Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Idoso, nesta terça-feira (3), na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o desafio do Brasil é duplo: promover a valorização das pessoas idosas e garantir políticas públicas para que todos envelheçamos com qualidade.
O republicano citou o diplomata e ganhador do Nobel da Paz, em 2001, Kofi Annan, para lembrar que a valorização e o reconhecimento devem ser constantes. “Já dizia Kofi Annan ‘com o passar dos anos, as árvores tornam-se mais fortes e os rios, mais largos. De igual modo, com a idade, os seres humanos adquirem uma profundidade e amplitude incomensurável de experiência e de sabedoria. É por isso que os idosos deveriam ser não só respeitados e reverenciados, mas também utilizados como rico recurso para a sociedade”, lembrou.
Coral de Idosos do Sesc
Participação do Coral de Idosos do Sesc
Cleber Verde cumprimentou todos os que defendem, entendem e apoiam os idosos no Parlamento. “Vivemos num país onde temos mais de 23 milhões de idosos e, segundo as previsões, podemos triplicar esse número. É uma benção de Deus saber que vamos ter a grande maioria de idosos num futuro próximo, mas também motivo de preocupação para o governo, que precisa garantir a previdência e os direitos de cada um deles”, argumentou o deputado.
O parlamentar sugeriu que o Colégio de Líderes dê prioridade às matérias de interesse dos idosos nessa semana de comemorações. “Temos que fazer um esforço concentrado para colocar na pauta de votações os projetos que minimizam as dificuldades no que tange aos planos de saúde, ao acesso a medicamentos de alta complexidade e tantos outros. Precisamos nos unir para criar perspectivas e apoiar iniciativas que garantam os benefícios dessa parcela da população”.
Verde também citou Rui Barbosa para lembrar que “não há nada mais relevante a vida social do que a formação do sentimento de Justiça”. Para ele, cuidar dos idosos é antes de mais nada fazer justiça aos homens e mulheres que tanto contribuíram com o país. “Uma vez conquistada a vitória de aumentar a longevidade de sua população, o passo seguinte de nosso Brasil continental deve ser o investimento em um amplo programa educacional, para que toda a população tenha noções sobre o processo de envelhecimento e aprenda a valorizar e respeitar a pessoa idosa”.
O deputado ressaltou que o Brasil alcançou a 13ª posição no ranking dos países que oferecem melhor garantia de renda para população acima dos 60 anos de idade. “É o que afirma o estudo da Global AgeWatch Index de 2015, organização não-governamental que trabalha em prol dos direitos dos idosos. Uma das maiores conquistas de um país é ver envelhecer sua população, pois isso reflete, sem sombra de dúvidas, uma melhoria das condições de vida desse povo”, acrescentou Cleber Verde.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Foto: Douglas Gomes