quinta-feira, 6 de maio de 2021

Deputado Cleber Verde participa de reunião que formaliza acordo de cooperação para beneficiar pescadores e aquicultores




O deputado federal Cleber Verde, (Republicanos-MA), acompanhou o presidente da CBPA - Confederação Brasileira de Pescadores e Aquicultores. - Abraão Lincom, a Secretária Adjunta da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Nayane Nascimento, a vereadora e presidente da colônia z-48 – do Município de São Mateus, Irmã Dos Anjos e o biólogo e representante da Federação de Pesca do Maranhão – Patrick Freire, em reunião no INSS que formalizou acordo de cooperação técnica entre a CBPA e o Instituto, para nesta terça-feira, (4).

O presidente do INSS, Leonardo Rolim, destacou que o acordo é importante porque simplifica o acesso do pescador ao Seguro Defeso e aos benefícios previdenciários. 

“O acordo é muito importante porque facilitará o acesso dos pescadores e aquicultores ao Seguro Defeso e aos benefícios previdenciários: auxílio doença, aposentadoria e pensão por morte”, destaca.

Com o acordo de cooperação, para ter acesso aos benefícios, os pescadores não terão necessidade de ir à uma agência do INSS, basta apenas, preencher o requerimento, na própria colônia de pescadores do seu município. 

Para o presidente da CBPA, Abrão Lincon, o acordo chega em uma boa hora, porque os pescadores estão sofrendo com os efeitos da pandemia.

“Esse acordo vem em uma boa hora, porque como todos têm conhecimento, além do problema da pandemia que está esvaziando as repartições públicas, também tem as questões dos números de aposentadorias no INSS deixando uma carência de pessoal muito grande, portanto, nós estamos assinando esse acordo para contribuir com o governo para atendimento aos pescadores do Maranhão e do Brasil”, disse.