sexta-feira, 6 de março de 2009

CLEBER VERDE NA VICE-PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Comissões técnicas elegem presidentes
As 20 comissões permanentes da Câmara elegeram ontem seus presidentes. A distribuição dos cargos entre os partidos foi feita no início de fevereiro, pelo critério da proporcionalidade partidária, e os nomes dos indicados foram submetidos a votação em cada colegiado. Os novos presidentes terão mandato de um ano. Todos os projetos da Câmara são debatidos e votados pelas comissões, de acordo com os temas relacionados. A maioria deles é aprovada em caráter conclusivo, o que dispensa a votação pelo Plenário. Com 60 vagas, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania é a maior e a mais importante da Casa, por onde passam todos os projetos. Em 2008, por exemplo, as comissões aprovaram conclusivamente 346 propostas.
DIREITOS HUMANOS - O deputado Luiz Couto (PT-PB) assume pela segunda vez a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias em meio a ameaças de morte e também de sanções da Igreja Católica. O deputado pediu proteção à Polícia Federal, e teve esse pedido reforçado pela Câmara, porque tem sido ameaçado em seu estado desde que foi relator da CPI que denunciou o envolvimento de policiais, juízes, promotores e outras autoridades com grupos de extermínio e o narcotráfico no Nordeste. Também foram eleitos para a mesa da comissão os deputados Pedro Wilson (PT-GO), para a 1ª vice-presidência; CLEBER VERDE (PRB-MA), para a 2ª vice; e Geraldo Thadeu (PPS-MG), para a 3ª vice-presidência.Na última semana, o deputado, que é padre, foi suspenso do exercício religioso pelo Arquidiocese da Paraíba por ter defendido em entrevista o fim do celibato dos padres e o uso de camisinhas para o combate à aids. Além de padre e militante em defesa dos direitos humanos, Couto é professor da Universidade Federal da Paraíba, foi deputado estadual, eleito em 1994 e 1998, e está em seu segundo mandato de deputado federal (na legislatura de 2002 e na atual).
Fonte: Agência Câmara

INCLUSÃO SOCIAL

Pinga-Fogo - Inclusão social

CLEBER VERDE (PRB-MA) elogiou o trabalho de inclusão social e econômica realizado pela FC Oliveira Empreendimentos que, por meio da exploração do coco babaçu, tem otimizado a geração de renda no interior do Maranhão. O deputado avalia que a empresa maranhense desenvolve programa que serve de exemplo a todo o setor empresarial brasileiro, ao oferecer cursos de formação técnica em parceria com o Senai. Ele explicou que a iniciativa inclui aulas práticas e a garantia de emprego ao término do curso. CLEBER VERDE acrescentou que a empresa também investe no esporte maranhense e apoia o time Moto Clube, valorizando o futebol estadual.