quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CLEBER VERDE PARTICIPA DA ENTREGA DE ABAIXO ASSINADO PARA VOTAR PROJETO 4434 AO PRESIDENTE DA CÃMARA


Aposentados e Pensionistas do INSS, na companhia do Presidente da Cobap e Dep. Cleber Verde, dentre outros parlamentares, entregaram ao presidente em exercício da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS), abaixo assinado para pedir a aprovação do projeto de lei 4434, que corrige benefícios no valor em mínimos em que foram concedidos. A proposta foi aprovada no Senado e nas comissões da Câmara.

CLEBER VERDE PARTICIPOU DO 1º CONGRESSO MUNDIAL DE APOSENTADOS








O Deputado Federal Cleber Verde foi um dos integrantes da mesa de abertura do 1º Congresso Mundial dos Aposentados, realizado pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) no dia 23 de novembro de 2010, no Senado Federal. Também integraram a mesa o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; o senador Paulo Paim (PT/RS); a senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), eleita governadora do Rio Grande do Norte; os deputados Cleber Verde (PRB/MA) e Marçal Filho (PMDB/MS), e dirigentes de diversas confederações, federações e sindicatos representativos de aposentados e trabalhadores de diversos segmentos da sociedade.
O presidente da ANFIP, Jorge Cezar Costa também compôs a mesa e destacou a luta em defesa dos aposentados empreendida pelos integrantes da mesa do evento, citando o papel da ANFIP e sua trajetória em defesa da Previdência Social pública. O presidente enfatizou o trabalho realizado pelo ministro Gabas, que “tem mudado a cara da Previdência do país”, levando justiça social por todo o território brasileiro. Destacou a atuação do deputado Marçal Filho na relatoria da PEC 555/06, que trata do fim da cobrança da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Também citou o trabalho do deputado Cleber Verde, que viabilizou um encontro com o então presidente em exercício, José Alencar, quando foi pedido apoio para a instalação da comissão especial destinada a analisar a PEC 555/06.

O deputado Cleber Verde ressaltou como desafio que o governo tem de enfrentar o envelhecimento da população e que o congresso da Cobap será importante para debater as alternativas para enfrentar esse envelhecimento. “O Brasil é um país de idosos. É preciso discutir também o fim do fator previdenciário, que penaliza o trabalhador e reduz sua aposentadoria”, afirmou. Também falou da questão da desaposentação, um fenômeno que está começando a ganhar força no país, o que tem levado os aposentados a retornarem ao mercado de trabalho.

COBAP:

Com mais de 10 países participantes, o 1º Congresso Mundial dos Aposentados, realizado nos dias 23 e 24 no Senado Federal, agregou informações sobre os diferentes sistemas previdenciários aplicados nos outros países e se aprofundou no funcionamento da Previdência Social brasileira.

Congo, Alemanha, Colômbia, Curaçao, Chile, Estados Unidos, Espanha, Bolívia, Argentina, França, México, Itália, Equador e El Salvador e Egito, contribuíram com exposições sobre a situação dos aposentados em seus países. A França, que também possui um movimento de trabalhadores e aposentados organizado, falou da dificuldade que o País enfrenta com o aumento da idade mínima para se aposentar e ainda com uma possível extinção da aposentadoria.

Na abertura do evento, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o movimento nacional dos aposentados tem conquistado melhorias com a luta intensa protagonizada pela COBAP e entidades filiadas. “Os aposentados se mostraram um segmento de fibra, de luta. Graças às diversas manifestações de vocês conseguimos vitórias no Congresso Nacional e é isso que devemos passar para os outros Países”, afirmou Paim, que é autor dos diversos projetos que beneficiam o segmento.

O senador Mário Couto e os deputados Cleber Verde, Marçal Filho e Arnaldo Faria de Sá, que defendem o segmento no Congresso Nacional, fizeram questão de participar do evento. “Qualquer plano de economia do governo tira do aposentado. O aposentado é sempre alvo e não acompanha os benefícios sociais do governo, são esquecidos pela sociedade. Não vamos sossegar enquanto os velhinhos não tiverem a vida digna de quem lutou décadas e décadas para ter uma aposentadoria justa”, disse Arnaldo Faria de Sá, grande defensor dos aposentados e pensionistas.

Ministro da Previdência elogia movimento

O auge da abertura do Congresso foi a participação do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, que mais uma vez atendeu o convite da COBAP e falou à centenas de congressistas. “Diferentemente do que costumam publicar, a Previdência não é deficitária. Temos um bom planejamento para atendermos, inclusive, as causas sociais e temos que ter um equilíbrio. Sou a favor do movimento dos aposentados, dos projetos de lei do senador Paulo Paim, porque acho que através daí podemos dialogar para chegar a um equilíbrio, a um consenso”, afirmou o ministro, que é considerado o ministro mais acessível que a Previdência já teve. Gabas ainda elogiou o movimento travado pela COBAP e a liderança do presidente da entidade, Warley Martins. “Hoje o movimento dos aposentados tem se mobilizado mais que qualquer outro movimento social. E é graças a esses manifestos e mobilizações que vocês estão conseguindo melhorias”, afirmou o ministro.

O presidente da COBAP, Warley Martins, agradeceu o reconhecimento e dedicou as vitórias às Federações de Aposentados e aos parceiros da COBAP – FST, CNTA, CONTRATHU, CNTI, CSPB, CNTC e CNTTT, que também participaram e apoiaram o evento.

O 1º Congresso Mundial dos Aposentados foi iniciado com o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Dimas Lara, que abençoou o Congresso.

Palestras

Palestras sobre previdência, política e saúde, também enriqueceram o evento. Membro do Conselho Nacional de Saúde, Alcides Santos expôs aos países visitantes sobre os desafios da saúde na terceira idade. O advogado Pedro Luciano Dornelles abordou sobre a atual desigualdade da Previdência, sugerindo novas bandeiras de luta necessárias para a justiça ao segmento. Dr. Pedro Dornelles é membro do Conselho Jurídico da COBAP, bem como o advogado Alexandre Vallera, que também expôs no evento.

Presidente do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Valdir Simões apresentou aos países presentes palestra com o tema A Evolução da Proteção aos Aposentados, onde defendeu que, embora não seja o tratamento ideal nos últimos anos houve melhoria no tratamento das questões dos aposentados.

O presidente da COBAP, Warley Martins, considerou o 1º Congresso Mundial de Aposentados um marco inicial na unificação da defesa do movimento no mundo. Warley dedicou a importância do congresso a toda diretoria da COBAP, que trabalhou intensamente para o bom andamento do evento.
Fonte : Cobap