sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PARABÉNS SÃO LUÍS

Brasília (DF) 8/9/11 – “Gostaria de parabenizar todos os ludovicenses e aqueles que vivem em São Luís, que completa hoje 399 anos”, disse o Deputado Cleber Verde ao iniciar discurso no Plenário da Câmara Federal.

São Luís é a Capital do Estado do Maranhão, uma grande cidade, que, por ser grande, também tem grandes problemas. São problemas nas áreas de infraestrutura, de saúde, da mobilidade urbana como um todo, principalmente no transporte público.

A cidade de fato cresceu e cresceram com ela os problemas. Infelizmente, muito ainda precisa ser feito para transformar essa cidade, que é patrimônio histórico cultural da humanidade, com o maior acervo cultural tombado da América Latina. Esperamos que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís se empenhem cada vez mais em fazer ações positivas que permitam restabelecer principalmente o nosso acervo do patrimônio histórico, que são os casarões, as escadarias, enfim, todo o patrimônio tombado que nos remete ao passado, à história do Brasil, especialmente à história do Maranhão e de São Luís, com todo seu acervo cultural.

Recentemente, tivemos reconhecido também como bem imaterial, a exemplo do Tambor de Crioula, o Bumba-Meu-Boi, que foi tombado como patrimônio histórico cultural. Portanto, mais um ganho para o Maranhão, mais um ganho para São Luís.

São Luís reúne todos os fatores culturais, desde a cultura — como disse, a cultura feita por pessoas, a exemplo do Tambor de Crioula, do Bumba- Meu - Boi — ao acervo cultural. Seu patrimônio histórico, formado por casarões e todo seu conjunto arquitetônico fazem de São Luís uma cidade visitada por várias pessoas, de países diversos, que certamente encontram lá a beleza daquilo que entendo serem fundamental: a nossa história e o nosso passado.

Como Deputado representante do Maranhão — tive uma grande expressão de votos em São Luís, fui Vereador por duas vezes naquela cidade —, não poderia deixar de contribuir. Ao longo desses 5 anos nesta Casa, foram diversas ações, projetos e iniciativas, mas principalmente recursos para reforma de escola, construção de quadra poliesportiva, pavimentação de ruas e recuperação e reconstrução de praças e, quanto ao que entendo fundamental, praças para que a juventude tenha oportunidade de lazer.

São Luís tem mais de 1 milhão de habitantes, uma grande cidade, como eu disse, e precisa muito de ação de todos nós que gostamos e amamos aquela cidade. E eu não poderia deixar, neste ano do aniversário de 399 anos, de colocar uma emenda importante para o acervo cultural da cidade, uma emenda de 1 milhão de reais para o Ministério da Cultura. Estamos pedindo convênio com a Prefeitura de São Luís para revitalizar, para reformar a praça que, no passado, foi a praça símbolo desse conjunto arquitetônico do Maranhão e de São Luís. Refiro-me à Praça da Alegria.

Portanto, uma emenda individual nossa de 1 milhão de reais, que está sendo conveniada com São Luís, com a Prefeitura, para que possamos dar este presente à cidade que vai completar, ano que vem, 400 anos.

Senhor Presidente, quero ler o hino do Município de São Luís, conhecido também como Louvação a São Luís, letra e música do saudoso Bandeira Tribuzi. O

O hino diz o seguinte:

Ó, minha cidade

Deixa-me viver

Que eu quero aprender

Tua poesia

Sol e maresia

Lendas e mistérios

Luar das serestas

E o azul de teus dias

Quero ouvir à noite

Tambores do Congo

Gemendo e cantando

Dores e saudades

A evocar martírios

Lágrimas, açoites

Que floriram claros

Sóis da liberdade

Quero ler nas ruas

Fontes, cantarias

Torres e mirantes

Igrejas, sobrados

Nas lentas ladeiras

Que sobem angústias

Sonhos do futuro

Glórias do passado

Assim retratou Bandeira Tribuzi na Louvação a São Luís.

Parabenizo todos aqueles que nasceram e vivem em São Luís.

Tenho certeza de que a bancada do Maranhão, o conjunto de Deputados e Senadores está trabalhando. E nós, como membros desta bancada, estamos trabalhando para contribuir cada vez mais para transformar essa cidade, a fim de que nos permita mais qualidade de vida para aqueles que vivem e visitam a bela São Luís.

Muito obrigado, Senhor Presidente.

Foto Jessé Vieira

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PRB, O PARTIDO QUE É 10


O PRB completou 6 anos, e já iniciou como um partido consolidado e com uma grande liderança. Refiro-me ao saudoso José de Alencar, que foi parceiro e companheiro do Presidente Lula.

Houve transformações sociais e econômicas neste País, que hoje figura como a sétima potencia mundial, mas que tende a ser a quinta, e vem desenvolvendo programas sociais relevantes, a exemplo do Bolsa Família; do programa de benefícios e de assistência social, como a LOAS ; do maior programa de renda mínima deste País, que é a aposentadoria rural; e de tantos outros investimentos sociais.

E assim também ocorre com os investimentos na área tecnológica, que se desenvolveu e tem ajudado a ampliar o potencial econômico do Brasil.

Em todas essas transformações esteve presente o PRB, representado, como eu disse, pelo saudoso José de Alencar.

Portanto, nosso partido completou seis anos e estivemos no dia 29 de agosto de 2011, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, onde fizemos o congraçamento das principais lideranças do nosso partido. Estiveram presentes os 10 Deputados Federais, o Senador Marcelo Crivella, a Ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti, o Presidente Marcos Pereira, o Deputado Estadual Marcos Caldas pelo nosso Maranhão, assim como os demais Estaduais representantes de seus respectivos estados, centenas de vereadores além de lideranças expressivas de várias partes do nosso País.

Tenho certeza que ao longo desses seis anos de existência o PRB vem contribuindo não só com a política local de cada Estado, a exemplo do meu caso o Maranhão, onde contamos com 10 Prefeitos eleitos pelo PRB, uma centena de Vereadores. E vimos representando com toda humildade o PRB na Câmara Federal e, portanto representando o MARANHÃO.

Agradeço os eleitores do Estado do Maranhão por me permitir representá-los na Câmara Federal com uma votação de quase 127 mil votos.

Não tenho dúvida de que nosso partido tem-se mantido fiel ao Governo, fiel a Presidente Dilma. Inclusive, em estatísticas anteriores, foi o partido mais fiel de apoio a Presidenta nas políticas sociais de investimento que vêm beneficiando este País, o PRB, no congresso tem apoiado, tem sido importante na discussão e, certamente na contribuição para que possamos continuar a desenvolver políticas que vêm fazendo com que o Brasil cresça e se coloque no patamar que todos nós queremos, ou seja, entre as grandes economias mundiais.

O PRB fez aniversário, portanto continuo parabenizando de forma entusiasmada, todos os companheiros do Brasil que fazem a história do Partido Republicano Brasileiro em cada Município, em cada Estado. Cumprimento, igualmente, aqueles que vêm desenvolvendo dia a dia as políticas locais e que representam, por exemplo, a força das mulheres, através do PRB Mulher; a força do trabalhador, através do PRB Trabalhador – e muito me orgulha poder presidir essa frente de trabalho do nosso partido -; do PRB Educação, do PRB Afro, enfim, todos aqueles que vêm contribuindo para o crescimento do partido no seu Município, seu Estado. Especialmente o Presidente Marcos Pereira pela forma democrática que vem agindo, a qual, certamente, vem se dando sob uma perspectiva que entendo ser fundamental para o crescimento maior do PRB.O Partido Republicano Brasileiro cresceu 700% na Câmara Federal, iniciamos com apenas um deputado; e hoje somos 10 parlamentares. Tenho certeza de que esse crescimento só foi possível pelo trabalho responsável, ético, corajoso e solidário às políticas públicas que vêm mudando a cara deste País.

Cleber Verde

Deputado Federal PRB/MA

Presidente do PRB TRABALHADOR

Presidente Da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura.

Foto Jessé Vieira