sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Cleber Verde recebe representantes do Conselho Nacional de Assistência Social

DSC_0551
O líder Cleber Verde (PRB-MA) recebeu em seu gabinete, na última quinta-feira (21), representantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) de todo o Brasil. Eles manifestaram indignação ao corte orçamentário de mais de 3 bilhões de reais, apresentado pelo Ministério do Planejamento ao Legislativo, para serviços de assistência social.
Verde declarou apoio ao trabalho dos assistentes sociais e prometeu se empenhar para evitar que os recursos sejam contingenciados. “Esses cortes vão deixar milhões de brasileiros desassistidos. Sabemos que são direitos sociais constitucionais e precisamos nos posicionar. Somos da base do governo e temos o dever de lutar para minimizar esse contingenciamento. A deputada republicana Rosangela Gomes (RJ) é relatora setorial do Orçamento 2018. Vamos marcar um encontro com ela”, adiantou o líder.
DSC_0532O coordenador da Comissão de Financiamento e Orçamento do CNAS, Carlos Nambu, considera o corte orçamentário um retrocesso. “Esses recursos serão retirados dos serviços que atendem diretamente à população. Cabe evidenciar o impacto que haverá nos serviços de acolhimento ofertados pelos municípios brasileiros. Estamos falando de abrigos que atendem 30 mil crianças e adolescentes, 36 mil idosos, 20 mil adultos e famílias que se encontram em situação de rua ou de desabrigo por abandono”, explicou.
Klatia Vieira, também representante do CNAS, afirmou ter esperança de conseguir reduzir o corte. “Com esse corte a assistência não caminha. Estamos em luta e precisamos saber com quem podemos contar. Agradecemos o apoio do senhor e da bancada do PRB”, acrescentou.
A visita ao gabinete do deputado Cleber Verde, em Brasília, contou com a presença de representantes do CNAS do Maranhão, Pará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Texto: Monica Donato – Assessoria de comunicação da Liderança do PRB na Câmara
Foto: Gustavo Souza

Reforma Política: PRB vota contra Distritão e pelo fim das coligações partidárias a partir de 2020



WhatsApp Image 2017-09-21 at 20.11.56
A votação da Reforma Política avançou ontem (20) no plenário da Câmara dos Deputados. O líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), e a bancada republicana votaram pelo fim das coligações em eleições de deputados e vereadores (PEC 282/16) a partir de 2020. Segundo o republicano, o PRB entende que ainda não foi a reforma que a sociedade espera, mas que essa transição é muito importante para as agremiações ajustarem as suas estratégias partidárias.
“Eu quero cumprimentar os deputados do PRB, que garantiram 100% dos votos presentes em plenário. Tivemos a oportunidade de sepultar o distritão e votarmos a favor do destaque, que transfere para 2020 a proibição das coligações nas eleições proporcionais. Essas votações representam uma vitória para a democracia”, disse o líder republicano.
Para Verde, presidente do PRB no Maranhão, após a eleição de 2018, haverá tempo hábil para dialogar com a sociedade e as lideranças políticas que vão construir os seus quadros partidários, técnicos e de lideranças políticas. “Manteremos o sistema proporcional em 2018 e iremos nos preparar para levar às câmaras municipais, em 2020, representantes legítimos dos partidos”, defendeu.
O deputado Vinicius Carvalho do PRB de São Paulo concordou e acrescentou que essa é a reforma política possível no momento. “Não é a mudança de sistema como queria a sociedade, porém está sendo feito o ajuste para que os partidos possam, de fato, exercer o seu papel político”, avaliou.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Cleber Verde defende maior incentivo para micro, pequenas e médias empresas em evento da Bancada do Nordeste na CNI

O líder do PRB Na Câmara, deputado Cleber Verde (MA), esteve reunido com a Bancada do Nordeste na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na manhã de hoje (19), em evento promovido pela Associação Nordeste Forte. Representantes dos nove estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – participaram do encontro.
“Estivemos hoje com o presidente da CNI, Nelson Salgado, o presidente e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez e Claúdio Azevedo, para levar nosso apoio à agenda legislativa da indústria. O momento é de esperança. Houve um crescimento de nossas indústrias do Nordeste, especialmente do estado do Maranhão. Um aumento significativo de 7%”, comemorou o republicano.
Verde defendeu um maior incentivo às micro, pequenas e médias empresas. “Este é um momento de dar apoio legislativo aos pequenos empreendedores do Brasil. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é um banco incentivador e estimulador da nossa economia, tem que deixar de olhar só para grandes empresas como JBS e OGX e olhar para as micro, pequenas e médias empresas, que são as que mais empregam trabalhadores no nosso país”, disse.
WhatsApp Image 2017-09-19 at 18.22.22
O republicano lembrou que só de micro e pequenas empresas existem quase 8 milhões no Brasil. “Elas geram muitos empregos direitos e indiretos. O governo tem que olhar para elas e criar estímulos de contrapartida. Se cada uma delas empregar, por exemplo, mais um ou dois trabalhadores, acabaremos com o desemprego do país. Então creio que essa iniciativa tem que começar desde já. Vou levar essa ideia adiante, num compromisso de estimular essas empresas que acabam fechando muitas vezes por conta da grande carga tributária”, acrescentou.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara
Foto: Miguel Ângelo/CNI

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Cleber Verde destaca avanço da UEMA na interiorização do ensino no Maranhão

O líder Cleber Verde (PRB-MA) elogiou os 35 anos de serviços prestados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) durante Sessão Solene em Homenagem à instituição, nesta terça-feira (19), na Câmara dos Deputados. Para o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais do Brasil, o momento é de comemoração, mas também de reflexão.
“Sabemos das dificuldades enfrentadas com a diminuição das receitas líquidas. Temos que buscar investimentos e mecanismos de apoio para fortalecer a UEMA e as demais universidades estaduais do Brasil. Precisamos discutir soluções e chamar atenção do governo. Uma forma de homenagear é colocando emendas de bancada como sinal de que queremos contribuir para a educação do nosso país”, sugeriu o deputado Cleber Verde.
Em sua fala, o líder cumprimentou o corpo docente da UEMA. “Parabenizo o magnífico reitor, professor Gustavo Pereira da Costa, todos os vice-reitores e diretores que têm feito dessa universidade um centro de referência de formação tanto na área da ciência, da pesquisa e da tecnologia quanto na questão cultural. As universidades e os centros acadêmicos são fundamentais para formação e integração desses profissionais no mercado de trabalho”, afirmou o republicano.
Verde também destacou o avanço da instituição no estado. “Instalada inicialmente em São Luís, Caxias e Imperatriz, a UEMA tem avançado na interiorização do ensino com o propósito de se fazer presente em todo o Maranhão, democratizando o acesso ao conhecimento. Seus números hoje impressionam: 22 campi; 35 polos de educação à distância, por meio da UemaNet; 12 polos do Programa Ensinar de Formação de Professores; 106 cursos de graduação, em todas as modalidades; e cerca de 18 mil alunos inseridos desde os cursos técnicos aos matriculados nos doutorados oferecidos pela instituição”, acrescentou o deputado.
Por fim, Cleber Verde elogiou o conhecimento revolucionário gerado pelas pesquisas realizadas na UEMA. “São indicadores irrefutáveis do papel estruturante dessa instituição para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e humano do Maranhão. Parabéns, Universidade Estadual do Maranhão, nossa querida UEMA”, finalizou.

Texto: Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Gustavo Souza

Cleber Verde quer contemplar municípios impactados pela produção e transportes da mineração

PRB (B) 2017_09_12-5351
Durante a última reunião da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 789/17, que dispõe sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, nesta semana, o deputado Cleber Verde (PRB-MA) cobrou soluções para os municípios impactados. “Por onde a mineração passa fica um rastro de destruição. Os inúmeros problemas vão desde poluição sonora e ambiental, ao impedimento do direito de ir e vir da população. O governo esqueceu dessas pessoas ao editar a MP, mas nós estamos aqui para nos lembrar delas”.
O parlamentar defende que, no relatório elaborado pelo colegiado, sejam incluídos como beneficiários dos royalties não só os municípios produtores, mas também aqueles que sofrem algum tipo de impacto com a produção ou transporte da mineração. Segundo Verde, só no Maranhão são 23 municípios afetados, quase 1,5 milhão de pessoas, que ficam no caminho da Estrada de Ferro Carajás, por onde o minério passa.
PRB (B) 2017_09_12-5361Nesta reunião, foi definido o plano de trabalho da comissão de deputados e senadores. De acordo com o cronograma, haverá audiências públicas entre os dias 13 de setembro e 13 de outubro. A apresentação e a análise do relatório estão previstas para o período de 17 a 24 de outubro.





Por Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB – com informações do Senado Notícias
Fotos: Douglas Gomes

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Cleber Verde quer contemplar municípios impactados pela produção e transportes da mineração

Durante a última reunião da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 789/17, que dispõe sobre a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, nesta semana, o deputado Cleber Verde (PRB-MA) cobrou soluções para os municípios impactados. “Por onde a mineração passa fica um rastro de destruição. Os inúmeros problemas vão desde poluição sonora e ambiental, ao impedimento do direito de ir e vir da população. O governo esqueceu dessas pessoas ao editar a MP, mas nós estamos aqui para nos lembrar delas”.
O parlamentar defende que, no relatório elaborado pelo colegiado, sejam incluídos como beneficiários dos royalties não só os municípios produtores, mas também aqueles que sofrem algum tipo de impacto com a produção ou transporte da mineração. Segundo Verde, só no Maranhão são 23 municípios afetados, quase 1,5 milhão de pessoas, que ficam no caminho da Estrada de Ferro Carajás, por onde o minério passa.
Nesta reunião, foi definido o plano de trabalho da comissão de deputados e senadores. De acordo com o cronograma, haverá audiências públicas entre os dias 13 de setembro e 13 de outubro. A apresentação e a análise do relatório estão previstas para o período de 17 a 24 de outubro.




Por Fernanda Cunha – Ascom da Liderança do PRB – com informações do Senado Notícias
Fotos: Douglas Gomes