quinta-feira, 21 de março de 2013

Cleber Verde recebe representantes da indústria da Tilápia


Representantes da Associação Brasileira da Indústria de Processamento de Tilápia (Ab-Tilápia) estiveram reunidos com o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca, deputado Cleber Verde (MA) na Câmara. Os membros da associação procuraram o parlamentar com o objetivo de conseguir o apoio da frente para um fortalecimento na fiscalização sobre o pescado importado para o Brasil. “Não temos nenhuma pretensão a restringir o mercado, mas apenas queremos que as normas sanitárias utilizadas com relação à produção do pescado nacional sejam as mesmas para os produtos importados”, disse o presidente da Associação, Tito Livio Capobianco Junior. O deputado Cleber Verde foi enfático ao reconhecer a justiça da reivindicação. “Não se trata de proteger somente a indústria nacional  o que já seria positivo, mas de garantir a segurança e a saúde da população consumidora, o que por si só já justificaria o apoio ao pedido”. 
Cleber Verde se comprometeu a estabelecer canais de negociação com o ministério da Pesca de forma a efetivar esse processo de fiscalização e regulamentação sanitária.  Além disso, como presidente da Frente, pretende colocar o tema em discussão com os demais parlamentares. “Creio que não haverá problemas na adoção de medidas que garantam o efetivo cumprimento das normas sanitárias adequadas”, avaliou ao final do encontro. 




terça-feira, 19 de março de 2013

Cleber Verde faz balanço do primeiro ano da gestão do Ministro Marcelo Crivella da pesca


Em discurso realizado na Câmara dos Deputados, Cleber Verde (MA) fez um balanço do primeiro ano de gestão do republicano Marcelo Crivella à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura. “Não tenho dúvidas, senhores, que o ministro Crivella, em apenas um ano de gestão, fez os alicerces que sustentarão o Brasil como referência no consumo, produção e exportação de pescado, retirando famílias da pobreza, gerando riquezas, alimentando uma nação e ajudando o mundo”, avaliou.  

O parlamentar lembrou algumas das medidas tomadas em curto prazo pelo ministro que já resultam em um salto de qualidade e produtividade nos setor. “Foram inúmeras ações visando a garantia de qualidade de nosso pescado e o aumento de produção que, em curto e médio prazos, serão responsáveis por fazer o Brasil deixar de ser um importado de pescado e torne-se um grande produtor, aproveitando o potencial de seu vasto litoral e de suas gigantescas reservas hídricas”, apontou Verde.  

O deputado também lembrou a importante atuação do ministro na qualificação e proteção à mão-de-obra. “Hoje, milhares de pescadores já estão trabalhando com a sua nova carteira de identificação. Uma forma de não só assegurar a eles os direitos que têm, como também de intensificar o combate às falsificações e ilegalidades”.  

Cleber Verde também enumerou os desafios que o ministro Crivella tem enfrentado com rigor, empenho e criatividade. “O ministério tem procurado parcerias internacionais para desenvolver o setor. Tem investido na educação, com outas pastas como o MEC, para incentivar a qualificação e tem também atuado para destravar questões ambientais combinando as necessidades econômicas com o respeito ao ecossistema. Tudo isso, em apenas um ano, o que permite vislumbrar um país que será referência em pesca, graças a um ministro que já é referência em competência”. 

Por Paulo Gusmão