sexta-feira, 27 de março de 2015

Governo diz estar atento a cronograma de TV Digital para não prejudicar a população

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou nesta quinta-feira (26), em comissão geral na Câmara dos Deputados, que o governo está preocupado com o calendário de implantação da TV Digital. Ao desligar o sinal analógico e migrar todo o sistema para o digital, algumas pessoas com televisores ou antenas não adaptadas poderiam ficar sem sinal.
Segundo Berzoini, em outros países, houve problemas. “É preciso ter segurança de que ninguém ficará privado do serviço de TV aberta para que haja o desligamento da TV Analógica”, salientou.
Inclusão
Gustavo Lima - Câmara dos Deputados
Comissão geral para ouvir o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini sobre as prioridades da pasta, que ele comanda desde janeiro. Dep. Cleber Verde (PRB-MA)
Cleber Verde cobrou adequação dos conversores da TV Digital para viabilizar recursos de Libras na tela.
O secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), cobrou do ministro que os aparelhos conversores de TV Digital distribuídos aos beneficiários do Bolsa Família sejam adequados para garantir o acesso ao recurso de Libras durante a programação. A questão, de acordo com o parlamentar, afetaria 15 milhões de pessoas.
“O que nos preocupa é que os set top boxes [adaptadores digitais] que serão distribuídos aos usuários do Bolsa Família podem inviabilizar os recursos da janela de Libras com mesma qualidade caso a tecnologia não seja adequada”, frisou Cleber Verde.
O ministro também ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para garantir a inclusão de pessoas que não têm poder aquisitivo para comprar os serviços de mídia. “Falar de comunicação hoje é falar da vida de cada um de nós. As comunicações no Brasil têm de ser vistas a partir desta lógica”, reforçou.




Veja matéria completa
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/COMUNICACAO/484568-GOVERNO-DIZ-ESTAR-ATENTO-A-CRONOGRAMA-DE-TV-DIGITAL-PARA-NAO-PREJUDICAR-A-POPULACAO.html
Câmara notícias.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira