quarta-feira, 27 de março de 2013

Cleber Verde aprovou requerimento que cria grupo parlamentar para visitar instalações de produção na Serra Pelada.


Hoje foi aprovado na Comissão de Minas e Energia o requerimento 184/2013 de minha autoria, que pede a criação de um grupo de parlamentares do colegiado, para visitar as instalações da produção de ouro na mina do Garimpo de Serra Pelada em Curionópolis – PA. Uma solicitação feita ao deputado pelos mais de 38 mil garimpeiros filiados na cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada que buscam informações sobre o atual estágio da operação da produção mineral de Curionópolis. “É preciso saber a dimensão da reserva mineral, o inicio da produção mineral, e especialmente como vai chegar o resultado financeiro da produção para os nossos garimpeiros filiados na cooperativa”, afirmou Cleber Verde  durante a discussão do requerimento.

Cleber Verde pede investimentos em região rica em gás no Maranhão, mas carente em infraestrutura

“No momento em que o Brasil vê surgirem novos focos de desenvolvimento regionalizados, se faz mais do que necessário dotar essas regiões dos instrumentos e mecanismos aptos a tornar esse crescimento consistente e acessível a toda à população”. Com essa mensagem, o deputado Cleber Ferreira chamou a atenção para a situação de várias microrregiões no Brasil que têm revelado importantes potenciais de crescimento econômico, mas ainda carecem de investimentos em sua infraestrutura (inclusive social) de forma a promover a distribuição as riquezas geradas entre toda a população. “Em especial chamo atenção paras cidades de Santo Antônio dos Lopes e de Capinzal, em meu estado (Maranhão), nas quais a descoberta de gás na Bacia do Parnaíba provocou uma explosão demográfica com a chegada de novos investimentos econômicos, mas cuja infraestrutura sofre com esse boom populacional e a demanda por serviços”. 

O parlamentar detalhou alguns dos problemas enfrentados pelas duas cidades: “A infraestrutura local não estava preparada para absorver em menos de dois anos o crescimento populacional previsto para um período de 15. Milhares de pessoas estão chegando a região atrás das oportunidades de emprego, mas a localidade ainda carece de investimentos em Saúde, em Educação com o oferecimento de cursos técnicos que preparem a mão de obra , nesse exemplo, para o setor do gás; em Segurança e na própria infraestrutura urbana”. 

Segundo Cleber Verde, o governo estadual tem feito sua parte, investindo, por exemplo, na construção de escolas e ampliando a rede hospitalar “mas ainda carecemos de um maior apoio do governo federal de forma a propiciar a exploração de toda a potencialidade que essa riqueza oferece não só para o Maranhão, como para o País”. 

Cleber destacou ainda a importância das instituições de ensino no processo. “Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas Estaduais e Municipais reconheço a importância dessas instituições na descentralização das informações e do conhecimento e na criação de uma mão de obra qualificada para exploração dessas potencialidades. Por isso, destaco o papel dessas universidades e peço que os governos dotem essas instituições de mais recursos de forma a fazerem frente às necessidades que se presentes cada dia de forma mais abrangente”.



Por Paulo Gusmão


O Plano Safra da Pesca e Aquicultura foi lançado em Santa Inês


No sábado (23), o deputado federal Cleber Verde, superintendente Federal de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Júnior Verde, o Secretário de Estado de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Dayvson Franklin, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, a primeira-dama Luana Costa, o Secretário de Agricultura de Igarapé do Meio, Leo Botelho, o Secretário de Agricultura de Bela Vista do Maranhão, Roberto, o prefeito de Pindaré-Mirim Drº Walber, além de diversas autoridades da região do Vale do Pindaré, participaram do lançamento do Plano Safra da pesca e Aquicultura na cidade de Santa Inês. O evento aconteceu na maçonaria e foi promovido pelo diretor de assistência de agricultura, pecuária e piscicultura, Manoel Cecilia.
O plano prevê investimentos para a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio no setor, com o objetivo de transformar o potencial pesqueiro do Maranhão em uma atividade econômica competitiva e lucrativa. 
O evento reuniu pescadores, representantes da classe pesqueira, vereadores, autoridades públicas, criadores de peixe e muitas outras pessoas ligadas à pesca.




Fonte Jornal A Corda.