terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Cleber Verde quer pena mais rigorosa para empresas que diferenciar salário de mulheres

cleber-verde-prb-pena-mais-rigorosa-para-empresa-que-diferenciar-salario-de-mulheres-foto-douglasgomes-09-02-15
Pelo texto, as instituições serão penalizadas com multa correspondente a cinco vezes a diferença verificada em todo o período da contratação

Brasília -  O deputado federal Cleber Verde (PRB/MA) apresentou o Projeto de Lei nº 186/2015 que pune as empresas que pagarem salário menor para as mulheres contratadas para realizar a mesma atividade executada por empregados homens. Pelo texto, as instituições serão penalizadas com multa correspondente a cinco vezes a diferença verificada em todo o período da contratação.
O parlamentar do PRB destaca que mesmo existindo legislações que coíbam a discriminação em relação à mulher trabalhadora, muitas empresas, ainda, persistem em diferenciar a remuneração levando em consideração o sexo. “Apesar das normas de proteção ao trabalho, o Brasil não tem conseguido impedir a grande discriminação sofrida pela mulher no mercado de trabalho”, disse.
Cleber Verde aponta dois fatores que contribuem para as empresas persistirem no erro. A primeira é que as prejudicadas temem perder o emprego caso reivindiquem seus direitos e que as penalidades aplicadas aos empregadores compensam a infração à lei. “A primeira questão é de difícil solução. Mas a segunda, podemos tentar acrescentando à CLT um dispositivo que apene consideravelmente o empregador que praticar tal discriminação”, finaliza.

Texto: Laize Andrade – Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes