quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Deputados negociam abertura do mercado marroquino a exportações brasileiras

Grupo de deputados visitou o país a convite dos parlamentares do Marrocos

Deputados do grupo parlamentar Brasil-Países Árabes acabam de retornar de uma visita ao Reino do Marrocos, país do noroeste da África, onde tiveram importantes reuniões com representantes do governo e do parlamento marroquinos. Eles participaram nesta quarta-feira (7), no gabinete do secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), de uma reunião para avaliar os resultados da missão oficial ao Marrocos.
De acordo com Cleber Verde, que preside o grupo parlamentar e participou da comitiva, a viagem abriu um canal diplomático importante para os interesses comerciais brasileiros. “Percebemos a importância de uma relação não só de amizade, mas acima de tudo comercial que pode, a partir desse entendimento político, abrir caminhos para os negócios entre o Brasil e o Marrocos”, disse Cleber Verde.
No Marrocos, os deputados se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado locais e com o primeiro-ministro do país, Abdelillah Benkirane, entre outros ministros. O Marrocos acaba de comprar aviões da Embraer, e os deputados ouviram do governo que mais aeronaves serão encomendadas.
Intercâmbio agrícola
A visita já rendeu frutos: o ministério da Agricultura do Brasil foi convidado a levar, ao Marrocos, uma comitiva de empresários para estreitar relações comerciais com o país. Esse encontro foi negociado pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, deputado Irajá Abreu (PSD-TO). “O Brasil quer equilibrar a balança comercial com o governo marroquino. Nós já exportamos de maneira muito tímida milho, açúcar e um pouco de soja, mas não é nada representativo. Então, nessa primeira viagem que fizemos, pudemos debater com o governo marroquino a abertura do mercado para a exportação de carne brasileira”, disse Abreu.
Hoje, praticamente toda a carne importada pelo Marrocos vem da Argentina, mas o Brasil é o terceiro maior cliente marroquino, porque compra fosfato, um insumo para a fertilização do solo brasileiro. As jazidas do Marrocos estão entre as maiores do mundo, e 54% do que o Brasil consome vêm do Marrocos.
Afinidade
Para o deputado César Halum (PRB-TO), que deve ser o próximo presidente do grupo parlamentar Brasil-Países Árabes, nada mais natural do que o Brasil estreitar relações culturais e comerciais com esses países. “É preciso aproveitar a ligação de sangue que nós temos: há 14 milhões de descendentes árabes no Brasil, sendo 9 milhões de libaneses. A nossa Câmara tem praticamente 10% de parlamentares de origem árabe; o vice-presidente da República, Michel Temer, também é filho de libanês, de descendência árabe. Então, nós podemos ter uma ligação também comercial com esses países”, ressaltou.
O grupo de deputados esteve no Marrocos a convite dos parlamentares daquele país, e planeja fazer visitas diplomáticas a outras nações do mundo árab


Reportagem – Marcello Larcher
Foto: Lúcio Bernardo  
Agencia Câmara de Notícias