segunda-feira, 5 de março de 2012

Cleber Verde participou de Seminário de sobre aposentadoria na Câmara dos Deputados.

Com o intuito de debater a necessidade de ações para um envelhecimento com qualidade de vida como um desafio pessoal, societário e mundial, a ANFIP e a Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social em conjunto com a Câmara dos Deputados, realizaram nos dias 01 e 02 de março de 2012 o "2º Seminário Internacional sobre Preparação para Aposentadoria”. O evento contou com a participação de expositores renomados na área do envelhecimento e qualidade de vida.

O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos e contou com a presença do presidente da Anfip, Álvaro Sólon, presidente da Fundação Anfip Floriano Sá Neto, deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Paulo Rubem (PDT-PE), Cleber Verde (PRB-MA) e outras autoridades.

Os brasileiros passam mais de trinta anos trabalhando e quando chega o momento da aposentadoria não se sentem preparados para essa nova fase da vida. As preocupações são inúmeras, tais como: Dificuldades econômicas, familiares, laborais, físicas e psíquicas, que são por vezes agravadas pela dificuldade de uma notável diminuição de adaptação a inatividade profissional além do desconhecimento de suas potencialidades e das possibilidades de desenvolver novas habilidades.

A necessidade de preparação para a aposentadoria é uma realidade inquestionável. Por múltiplas razões, algumas delas, bastante importante é o custo econômico social. Surge então, por parte do indivíduo, o sentimento de exclusão do processo de produção e do desenvolvimento da sociedade.

Em sua participação Cleber Verde, falou sobre seu voto contrario ao PL 1992/2007 e que infelizmente a velocidade com que foi aprovado esse projeto não acontece com outros e destacou o projeto de sua autoria que trata sobre o principio da desaposentação.

“É lamentável que o aposentado seja penalizado pelo fator previdenciário com o calculo matemático aplicado, com uma correção que não acompanha o mínimo e com isso ao longo dos anos vai aumentando o prejuízo do trabalhador, hoje são no mínimo 5 milhões de brasileiros que ganhavam mais de 5 salários mínimos e ganham apenas 1, obrigando-os a voltar ao mercado de trabalho visando melhores condições de vida.

O PL 3884/2008 é um projeto de mérito, que garante aos aposentados do Brasil que voltaram a trabalhar e que, portanto, voltaram a contribuir com o INSS, o direito de poder aproveitar esse tempo e acrescentá-lo no seu benefício, o direito de levar as contribuições para a sua aposentadoria, transformando-a numa aposentadoria melhor, ou seja, o que nós queremos com esse projeto é garantir justiça social.”


Foto: Luciana Negreiros

Deputado Cleber Verde na posse do Ministro Crivella

http://www.youtube.com/watch?v=_27Ww9Y2A3E

“Deus não escolhe sempre os mais qualificados, mas sempre qualifica os escolhidos!” Com essa frase, o agora ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, encerrou seu discurso em uma das posses mais concorridas do atual governo. Centenas de convidados, incluindo praticamente todo o staff ministerial, sete senadores, o governador do Distrito Federal, dezenas de deputados de vários partidos, além de lideranças e militantes republicanos, lotaram o espaço reservado no Palácio do Planalto para a cerimônia.

“Confio nas qualificações do senador Crivella, que, apesar de sua humildade, ainda nos ensinará a colocar minhocas nos anzóis”, brincou a presidente Dilma, dando boas-vindas ao novo membro de sua equipe e, ao mesmo tempo, comemorando o retorno do PRB ao Poder Executivo.

O evento foi iniciado com o discurso do ex-ministro Luiz Sérgio, que fez um breve balanço de sua gestão e desejou sorte ao seu substituto. “O senador Crivella é uma pessoa apta a dar prosseguimento a nossas políticas e cumprir nosso desafio, que é o de fazer de todo nosso potencial de produção pesqueira uma realidade.”

Marcelo Crivella iniciou seu discurso, interrompido várias vezes por aplausos da assistência, afirmando que apesar de sua inexperiência, “afinal, como destacou a imprensa, nem sei colocar uma minhoca no anzol”, tem um grande desejo de aprender e de trabalhar pela sociedade. “Até porque, aprender a colocar a minhoca no anzol é fácil, difícil é aprender a servir ao próximo, ao cidadão, à sociedade”, lembrou.

O ministro contou que recebeu o convite com surpresa e que em um primeiro momento, chegou a sugerir outros nomes de integrantes do PRB que julgava mais qualificados no tema. “Mas, após insistência da presidente, aceitei, porque não se recusa uma missão, ainda mais a de servir à sociedade.”

A citação a José Alencar foi um dos momentos mais emocionantes do discurso do novo ministro, no qual Crivella se permitiu uma pequena quebra de protocolo, para homenagear “a vocação pela cidadania, a simplicidade e a dignidade de um brasileiro que honrou seu País”.

O ministro elencou alguns dos desafios da sua pasta, “muitos dos quais já previstos quando nós, do PRB, ao integrarmos o governo na Secretaria de Assuntos Estratégicos, ajudamos a elaborar o documento com as metas para os nossos 200 anos de Independência (o Brasil 2022), no qual citávamos a necessidade de ampliar nossa produção, que hoje, a despeito de nosso potencial, ainda é inferior a de países como o Peru”.

Crivella lembrou um dos paradoxos do setor pesqueiro. “Precisamos investir na formação de técnicos. Precisamos de uma Embrapa no setor. Pois, apesar de termos mais de 800 mil profissionais de Engenharia registrados no País, possuímos apenas 1,4 mil engenheiros de pesca.”A presidente iniciou sua fala afirmando que confia nas qualificações do senador Crivella. Dilma Rousseff lembrou a importância de aliados e dos acordos políticos que garantam a própria governabilidade e afirmou que o PRB é um desses parceiros que sempre colaboraram com o governo. “A entrada de Crivella no governo é um reconhecimento do papel do PRB nessa grande coalizão que nos permite manter o País no caminho da prosperidade e do desenvolvimento humano.”

Dilma Rousseff, que chegou a ficar com voz embargada ao agradecer o trabalho do ex-ministro Luiz Sérgio, concluiu agradecendo a presença do especialista em trabalhar pelo povo, Marcelo Crivella, que “vai dar sequência à grande participação do PRB em nosso governo, participação essa que teve início com o Zé (José Alencar) e que ainda vai dar muitos frutos”. A presidente finalizou com uma mensagem aos republicanos: “O PRB não está sendo agregado ao governo. Ele está voltando. Seja bem-vindo!”