segunda-feira, 5 de março de 2012

Cleber Verde participou de Seminário de sobre aposentadoria na Câmara dos Deputados.

Com o intuito de debater a necessidade de ações para um envelhecimento com qualidade de vida como um desafio pessoal, societário e mundial, a ANFIP e a Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social em conjunto com a Câmara dos Deputados, realizaram nos dias 01 e 02 de março de 2012 o "2º Seminário Internacional sobre Preparação para Aposentadoria”. O evento contou com a participação de expositores renomados na área do envelhecimento e qualidade de vida.

O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos e contou com a presença do presidente da Anfip, Álvaro Sólon, presidente da Fundação Anfip Floriano Sá Neto, deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Paulo Rubem (PDT-PE), Cleber Verde (PRB-MA) e outras autoridades.

Os brasileiros passam mais de trinta anos trabalhando e quando chega o momento da aposentadoria não se sentem preparados para essa nova fase da vida. As preocupações são inúmeras, tais como: Dificuldades econômicas, familiares, laborais, físicas e psíquicas, que são por vezes agravadas pela dificuldade de uma notável diminuição de adaptação a inatividade profissional além do desconhecimento de suas potencialidades e das possibilidades de desenvolver novas habilidades.

A necessidade de preparação para a aposentadoria é uma realidade inquestionável. Por múltiplas razões, algumas delas, bastante importante é o custo econômico social. Surge então, por parte do indivíduo, o sentimento de exclusão do processo de produção e do desenvolvimento da sociedade.

Em sua participação Cleber Verde, falou sobre seu voto contrario ao PL 1992/2007 e que infelizmente a velocidade com que foi aprovado esse projeto não acontece com outros e destacou o projeto de sua autoria que trata sobre o principio da desaposentação.

“É lamentável que o aposentado seja penalizado pelo fator previdenciário com o calculo matemático aplicado, com uma correção que não acompanha o mínimo e com isso ao longo dos anos vai aumentando o prejuízo do trabalhador, hoje são no mínimo 5 milhões de brasileiros que ganhavam mais de 5 salários mínimos e ganham apenas 1, obrigando-os a voltar ao mercado de trabalho visando melhores condições de vida.

O PL 3884/2008 é um projeto de mérito, que garante aos aposentados do Brasil que voltaram a trabalhar e que, portanto, voltaram a contribuir com o INSS, o direito de poder aproveitar esse tempo e acrescentá-lo no seu benefício, o direito de levar as contribuições para a sua aposentadoria, transformando-a numa aposentadoria melhor, ou seja, o que nós queremos com esse projeto é garantir justiça social.”


Foto: Luciana Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!