quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cleber Verde recebe homenagem do COMEFC

 Iniciativa faz parte da comemoração de um ano da instituição 
 
O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC) reconheceu o trabalho do deputado republicano Cleber Verde (PRB/MA) em favor da instituição. A solenidade aconteceu no dia 26 deste mês em São Luiz (MA) e contou com a presença de dezenas de prefeitos.

Verde agradeceu a iniciativa da COMEFC e disse que a homenagem aumenta sua responsabilidade e compromisso com a população de 1,5 milhão de habitantes diretamente impactados pelo transporte do minério de ferro em seu Estado. “Acompanho a luta dos 21 prefeitos que integram o Consórcio pelas conquistas junto à VALE. Investimentos de 100 milhões de reais estão previstos para serem aplicados nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda”.

O deputado destacou que esses benefícios foram possíveis após a criação do consórcio. “A Vale resolveu dialogar e ter um olhar mais especial para a questão social. A mineradora está fazendo valer o que foi inicialmente acordado quando da construção da Estrada de Ferro Carajás, mas que não aconteceu nos últimos 30 anos”, disse.

Na avaliação do parlamentar, a COMEFC colhe os resultados do trabalho coletivo que reuniu todos os municípios impactados. “O relator da Comissão Especial que analisa o Código da Mineração, deputado Leonardo Quintão, defendeu que a União, os estados e municípios produtores abram mão de uma pequena parcela da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) para contemplar, com 10%, os municípios impactados. Defendemos o relatório proposto e vamos trabalhar para aprová-lo no plenário da Câmara” afirmou.

  

Por Mônica Donato
Foto: Haydée Pacheco

terça-feira, 29 de abril de 2014

Da tribuna: Cleber Verde destaca ações do Ministério da Pesca no Maranhão

Em discurso proferido nesta segunda (28), o deputado republicano Cleber Verde (PRB/MA) reconheceu a importância da criação do Ministério da Pesca para economia brasileira, sobretudo na geração de emprego e renda. “O MPA tem contribuído para o aumento da produção de pescado e a melhoria da qualidade de vida dos nossos pescadores e piscicultores, com ações que contemplam todos os elos da cadeia produtiva desde a captura até o produto chegar à mesa do consumidor”.

Na avaliação do parlamentar, está acontecendo uma verdadeira revolução socioeconômica na aquicultura brasileira, sobretudo no Estado do Maranhão. “O senador Marcelo Crivella, quando Ministro, esteve no Maranhão entregando escavadeiras hidráulicas para permitir a construção de tanques e açudes no nosso Estado. O Maranhão tem todos os projetos do Governo Federal para a pesca e a aquicultura. O último que faltava foi publicado no final do ano — a subvenção do óleo diesel, em que o pescador compra esse produto com a isenção dos impostos federais e estaduais. Graças ao subsídio, o pescador comprará o óleo diesel pela metade do preço”, afirmou.

Segundo Cleber Verde, os incentivos não param por aí. “Já estão em andamento a construção de fábricas de gelo; caminhões frigoríficos; caminhões-feiras; cozinha comunitária; kit-despolpadeira; lancha-patrulha, telecentros, kit-feiras, kit-feiras do peixe, projetos para implantação dos parques aquícolas marinhos e de águas continentais; centro de beneficiamento de caranguejo, que será inaugurado em breve; fábrica de ração, que está em processo de implantação”, informou o republicano.

Verde ressaltou que o Maranhão é o segundo maior produtor de pescado do País, com aproximadamente 280 mil toneladas de pescado/ano. De acordo com o parlamentar, o Plano Safra, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff também na gestão do Ministro Marcelo Crivella, é um dos responsáveis pela implementação de ações que permitiram o crescimento do Estado na atividade pesqueira.

Verde destacou, ainda, a criação do Escritório Regional da Pesca, em Imperatriz (MA), realizada pelo ministro Eduardo Lopes que vem dando continuidade ao trabalho iniciado pelo senador Marcelo Crivella.

Plano Safra

Lançado pelo Governo Federal, o plano safra permite ao piscicultor e ao pescador artesanal, acesso ao crédito nos bancos oficiais como o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, o Banco do Amazonas, a Caixa Econômica Federal. Esses benefícios equiparam os pescadores a condição semelhante a do agricultor.



Por Mônica Donato
Foto: Gustavo Lima (Agência Câmara)