quarta-feira, 12 de março de 2014

Cleber Verde conduz reunião de reitores de todo o Brasil com o presidente da Câmara


Reitores querem a derrubada do veto do Poder Executivo à norma aprovada pelo Congresso Nacional na LDO que reduz para 1% a contrapartida de universidades na captação de recursos da União
Brasília, 12 de março - O deputado republicano Cleber Verde (PRB/MA), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas, Estaduais e Municipais do Brasil, conduziu um grupo de reitores de todo o Brasil em reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. O encontro contou com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Carlos Fernando de Araújo Calado, do deputado Sandro Alex (PPS-PA) e do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Segundo Cleber Verde, o objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do presidente Henrique Eduardo Alves que houve uma quebra do acordo celebrado na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Estivemos reunidos com o ministro da Educação e a equipe do governo, e aprovamos, na LDO, o fim da contrapartida das universidades públicas na execução de convênios firmados com o governo federal. Hoje, se uma universidade estadual quiser celebrar um convênio com o governo federal é exigido uma grande contrapartida”, explicou.

De acordo com Verde, a presidente Dilma Rousseff vetou esta parte da LDO, frustrando a expectativa dos reitores. “Como defensor de uma educação de qualidade e presidente da frente, vou liderar essa união entre a Câmara e o Senado, conclamando meus pares a se juntarem a mim na defesa da derrubada desse veto”, disse.

Ficou acertada uma reunião para continuar a discussão no dia 26 de março, na Sala da Presidência da Câmara, às 10h. O encontro será com parlamentares da frente, reitores e o ministro da Educação, Henrique Paim.





Texto: Monica Donato
Foto: Douglas Gomes