quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Deputado Mauro Benevides (ex - presidente do Congresso) e vários outros parlamentares destacam relevância do mandato do dep. Cleber Verde

Deputado Mauro Benevides PMDB/CE

“O senhor é merecedor do apreço não apenas dos seus pares, mas, naturalmente, daqueles que o escolheram para representá-los nesta Casa Legislativa. Você excelência tem se revelado como um Parlamentar consciente de suas responsabilidades para representar, com dignidade — e o faz, sem dúvida nenhuma —, o bravo povo maranhense”, afirmou Mauro Benevides.

O deputado Cleber Verde (PRB/ MA) recebeu elogios de deputados federais durante pronunciamento realizado nesta terça-feira (25), no plenário da Câmara dos Deputados. O Constituinte e ex presidente do Congresso, veterano Mauro Benevides (PMDB/CE) enalteceu o desempenho de Verde na defesa de temas de interesse da sociedade.
Em seguida, o deputado Miriquinho Batista (PT/PA) parabenizou o deputado pela escolha do tema: Distorção idade/série. “Quem discute a Educação no Brasil está pensando na frente, está pensando exatamente no melhor para o nosso País. O senhor é um grande representante do povo maranhense. Nós sabemos do seu trabalho e do seu compromisso e, num tema como esse, demonstra a sua capacidade de realizar política para o povo brasileiro”, afirmou.

O deputado Silas Câmara (PSD/AM) também reverenciou Cleber Verde por trazer um tema tão importante para o debate. “Como sempre, o senhor traz a este Grande Expediente um tema que, com certeza, diz respeito a todos nós, brasileiros e brasileiras, que temos preocupação com o futuro desta Nação. Cleber Verde, que honra o Estado que representa, sabe, como municipalista que é, que o grande gargalo da Nação brasileira ainda é a educação. Parabéns ao povo do Maranhão, que colocou V.Exa. aqui para brilhar e trazer temas tão importantes como esse”, disse.

Por fim, o deputado Deley do PTB/RJ elogiou os pontos destacados por Verde como os principais problemas a serem resolvidas para que o Brasil avance.



Imagem: Luis Macedo - Agencia Câmara de Noticias.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Distorção idade/série

Cleber Verde defende implantação de Classes de Aceleração na Educação brasileira 

 “Somos um dos campeões mundiais na distorção idade/série e, pasmem, na América do Sul, estamos em primeiro lugar”, criticou o deputado


Em pronunciamento realizado nesta terça-feira (25), o deputado republicano Cleber Verde (PRB/MA) considerou a questão da distorção idade/série como um tema-desafio para a Educação brasileira. Segundo ele, o Brasil, não conseguiu equacionar a questão da educação infantil, até hoje, pois as crianças chegam tardiamente à escola, e em consequência, cursam tardiamente a série escolar correspondente à sua idade.

O Ministério da Educação definiu que no Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos seis anos de idade e encerrar esta etapa aos 14 anos. Depois, deve permanecer por mais 3 anos no Ensino Médio e concluir a educação básica aos 17 anos de idade. Todos os alunos que saírem desses parâmetros estarão em atraso escolar. “A distorção idade/série é a proporção de alunos com mais de dois anos de atraso escolar. O cálculo é feito a partir de dados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país”, explicou.

Para Cleber Verde, o remédio para o enfrentamento desta desafiadora questão está na implantação de Classes de Aceleração. “Trata-se de uma intervenção pedagógica, com metodologia alternativa para sanar lacunas na aprendizagem e melhorar o desempenho dos alunos, possibilitando A TODOS a recuperação do tempo perdido ao longo de sua trajetória escolar. A consequência deste tipo de intervenção é, sobretudo, restaurar o fluxo escolar através da superação do problema do fracasso escolar, que tem raízes, na desigualdade social e nas inadequações internas das escolas”.

Verde ressaltou o Programa Nacional de Adequação de Idade/Ano Escolar, criado pelo governo Federal, no ano passado, que está mapeando onde estão os estudantes atrasados. “No momento em que o Brasil assume posição de destaque no campo dos direitos sociais e no processo de globalização da economia, a questão da distorção idade/série ganha relevância. Não existe um único exemplo de País no mundo que tenha apresentado sucesso econômico, social e cultural duradouro de sua população com atraso educacional e com fracasso escolar acumulado e crônico”, apontou.

Segundo o deputado, os prefeitos também precisam atuar fortemente para a melhoria dos índices nacionais de desempenho das escolas e dos alunos, aferidos pelo Ministério de Educação. “Feito isto, estou certo de que os municípios brasileiros poderão atrair maiores volumes de investimentos do governo federal para suas comunidades locais, no campo estratégico no do desenvolvimento da educação básica”, acrescentou.



Texto: Mônica Donato
Foto: Gustavo Lima