sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CLEBER VERDE MAIS UMA VEZ NA LUTA EM FAVOR DA PEC 300

Manifestantes apoiam criação de fundo Constitucional.
Líderes do movimento em defesa das PECs 300/08 e 446/09 que se reuniram com o presidente Marco Maia defenderam a criação de um fundo constitucional com recursos federais para custear a criação do piso salarial nacional dos policiais e bombeiros militares. Conforme a proposta, esse fundo será formado com 5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e 5% da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
O Fundo Nacional de Valorização do Profissional de Segurança Pública está previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 63/11, apresentada na última terça-feira pelo presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado Mendonça Prado (DEM-SE).
O cabo Daciolo Benvenuto da Silva, um dos líderes do movimento, disse que a criação do fundo soluciona o principal problema apontado pelo governo em relação à PEC 300, que é criar despesa sem indicar a origem dos recursos para seu custeio. “Existe o fundo da saúde, existe o fundo da educação, mas não existe o fundo da segurança. Sendo criado o fundo da segurança com desconto de 5% do IPI e 5% do Imposto de Renda, nós estamos falando de R$ 40 bilhões anuais”, estimou Silva.
Ele disse que a presidente Dilma Rousseff não está recebendo as informações corretas a respeito da PEC 300. “O governo federal e os governadores alegam não ter recursos, mas já existe a solução”, argumentou.
Quanto à reunião com Marco Maia, Silva disse que não poderia ter sido melhor. “Todos os parlamentares presentes acharam excelente a ideia”, disse. (VL)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SERÁ UMA SEGUNDA "BOLÍVIA"?

Em breve discurso no Plenário da Câmara, falei hoje sobre a recente e importante descoberta no Maranhão, mais precisamente no município de Santo Antonio dos Lopes. Uma fonte de gás Natural. Será que estamos diante de uma segunda “Bolívia”? É o que se avalia.

O SR. CLEBER VERDE (Bloco/PRB-MA) - Sra. Presidente, o Maranhão é um Estado de muitas riquezas, a começar pela sua gente, pelo seu povo. O potencial turístico, certamente, é um dos maiores do País, com os Lençóis Maranhenses, a região das águas, em Carolina.
E recentemente, Sra. Presidente, o Maranhão descobriu uma grande fonte de gás natural, e o Município de Santo Antônio dos Lopes, que faz parte, inclusive, da Bacia do Parnaíba, onde se imagina e se avalia que há uma segunda Bolívia no Brasil, exatamente, no potencial de gás natural, vive hoje uma grande expectativa.
E quero aproveitar a oportunidade para pedir ao Governo Federal, ao Governo do Estado, que possamos contribuir para a capacitação, a qualificação, não só da população que vive em Santo Antônio dos Lopes, dos jovens, dos trabalhadores, mas também da região circunvizinha, ou seja, os Municípios vizinhos a Santo Antônio dos Lopes, que irão receber, Sra. Presidente, duas termelétricas.
Portanto, tenho certeza de que há uma grande expectativa naquela população, na juventude daquele Município, no tocante à oportunidade de trabalho, para que não possamos construir uma termelétrica e recepcionar empregados de fora. Que possamos, então, qualificar os jovens de lá, os trabalhadores, prepará-los para essa grande empreitada, para esse grande investimento, que, certamente, junto com a Refinaria Premium e outros investimentos no Estado, nós vamos conseguir alavancar e fazer com que o Maranhão, de fato, saia do status quo que hoje se encontra. E fazer com que o Maranhão, de fato, alcance sua grandeza e transforme-se num Estado potencial, rico, como ele é.
Portanto, quero pedir ao Governo Federal todo esforço para qualificar e capacitar a juventude, os trabalhadores do Estado do Maranhão, especialmente da região de Santo Antônio dos Lopes.

Muito obrigado, Sra. Presidente.

Foto de Jessé Vieira.