quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O ministro da Pesca e Aquicultura Senador Marcelo Crivella foi à Câmara falar sobre o Plano Safra.


A pedido do Presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura – deputado Federal Cleber Verde o ministro da Pesca senador Marcelo Crivella falou sobre o Plano Safra na manhã dessa quarta- feira (5), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados.
Crivella explicou que o Plano vai destinar 4,1 bilhões em crédito e investimentos para aumentar a produção de pescado. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, beneficiar mais de 300 mil famílias e retirar cerca de 100 mil da situação de extrema pobreza. Além de investimentos na área de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e assistência técnica. 
O ministro ressaltou ainda a grande capacidade produtiva do País e o potencial econômico do setor. "Queremos fazer no ministério uma reforma aquícola, distribuir lotes para pessoas humildes, que queiram produzir a melhor proteína animal que é o peixe. Não podemos ter tanta água e produzir tão pouco. Esse é o grande paradoxo que vivemos hoje no Brasil. Precisamos tomar o caminho das águas para fazer a inversão da crise. A inversão da crise no Brasil é usar a sua potencialidade na criação de trabalho, riqueza, inclusão social com sustentabilidade ambiental. O peixe é a saída para nós”, afirmou o ministro. 
Cleber Verde ressaltou a importância de ser aprovado o projeto de resolução de sua autoria que cria a Comissão permanente de Pesca e Aquicultura na Câmara, o que vai proporcionar maior agilidade nas tramitações e analises de propostas ligadas ao setor, o parlamentar destacou a importância da Comissão uma vez que hoje o País tem cerca de mais de um milhão de trabalhadores obtendo sua renda de pescado, e mais de três milhões de empregos indiretos.
“Essa é hoje uma das maiores reivindicações da Frente Parlamentar da Pesca no Congresso Nacional para desburocratizar e, acelerar as tramitações dos projetos de interesse do setor que hoje vêm sendo chamado pelos especialistas de segundo pré Sal, o Brasil possui uma mina de ouro com 8 mil quilômetros de litoral e 8,2 bilhões de metros cúbicos de água doce e,  possui a maior reserva de água do mundo. No entanto, produzimos menos pescado que a Argentina e outros países com reservas aquíferas bem inferiores. Com o Plano Safra e a aprovação de projetos que tramitam no Congresso essa realidade vai mudar, alavancando a qualidade de vida de milhões de brasileiros de que infelizmente ainda estão abaixo da linha de pobreza.” Concluiu Cleber Verde
Estiveram presentes vários membros da frente entre eles os deputados federais: O presidente da Comissão De Agricultura  Raimundo Gomes de Matos PSDB/CE; Vitor Paulo (PRB/RJ); Abelardo Lupion (DEM/PR); Moreira Mendes (PSD/RO); Miriquinho Batista (PT/PA); Wellington Fagundes (PR/MT);Josias Gomes (PT/BA); Valdir Colatto (PMDB/SC); Márcio Marinho (PRB/BA);Luiz Carlos Heinze (PP/RS); Aelton Freitas (PR/MG); Gorete Pereira (PR/CE); Luci Choinacki (PT/SC);Marcelo Matos (PDT/RJ); Bohn Gass (PT/RS); Celso Maldaner (PMDB/SC); Ângelo Agnolin (PDT/TO) e Silas Câmara (PSD/AM).