quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Comissão aprova PL de republicanos sobre repovoamento de lagos e rios

Brasília (DF) – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto que determina ações de repovoamento com alevinos em rios e lagos. O texto tem autoria dos republicanos Aline Gurgel (AP) e Vavá Martins (PA), além do deputado Luiz Carlos (PSDB-AP). O relator da proposta na comissão, deputado Cleber Verde (Republicanos – MA), declarou voto favorável ao tema.

Os alevinos são peixes recém-saídos dos ovos e que se adaptam mais facilmente aos ambientes. Para Cleber Verde, o repovoamento das águas, com espécies extintas ou em extinção, deve refletir positivamente até na segurança nutricional das famílias. “A aprovação do Projeto de Lei 2497/2019 permitirá o incremento da produção sustentável de proteína animal de alta qualidade, que é a base da alimentação de milhares de cidadãos”, defende.

O parlamentar destaca ainda que a proposta cumpre diversos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Em destaque estão a proteção, recuperação e proteção da vida aquática, além do combate à fome e promoção da segurança alimentar”, ressalta.

O texto estabelece que as ações farão parte da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, já prevista em lei. As espécies usadas serão as naturais de cada ecossistema, com o objetivo de evitar qualquer desequilíbrio ambiental.


Texto: Thifany Batista, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes