terça-feira, 6 de dezembro de 2011

100 anos de criação do Krav Magá

BRASÍLIA (DF) - Por requerimento do deputado Acelino Popó (BA), a Câmara dos deputados realizou sessão solene em homenagem aos 100 anos do criador do Krav Magá, Imi Lichtenfeld. A sessão, que atraiu centenas de adeptos e instrutores da modalidade de Defesa Pessoal, teve como principal ausência o próprio deputado autor do requerimento, que está de licença na Casa devido a uma lesão na coluna. Popó foi representado pelo colega republicano Cleber Verde (MA) que leu o discurso preparado pelo parlamentar baiano.

Em seu pronunciamento, Cleber aproveitou para homenagear Popó, destacando seu esforço em favor do desenvolvimento do esporte no país. “Quem conhece a trajetória de vida e de superação do Popó sabe como ele gostaria de estar nesse evento, pelo respeito que tem a todas as modalidades esportivas em geral e em especial pelas lutas”, lembrou Cleber Verde.

Popó destacou em seu discurso, lido por Verde, a importância do Mestre Kobi, aluno do criado do Krav Magá para a disseminação da prática no Brasil. “Mesmo enfrentando a barreira da língua e de um país com costumes tão diferentes, Mestre Kobi aceitou o desafio e trouxe o Krav Magá para o Brasil, ajudando a consolidar a prática defesa pessoal, principalmente nos órgãos de segurança”, lembrou o deputado do PRB.

Ao falar sobre a utilização do Krav Magá nos treinamentos da Polícia Militar, Cleber Verde aproveitou para lembrar a importância da aprovação da PEC 300. “Faço um apelo para que todos os deputados se esforcem para aprovar a PEC, de forma a asseguramos aos nossos policiais militares condições mais dignas de trabalho, e em respeito a dedicação e aos riscos que eles correm para nos oferecer mais segurança”, disse Verde.

Em seu discurso de agradecimento, Mestre Kobi fez questão de elogia o deputado Popó, que superou “a fome a s dificuldades para se consolidar como tricampeão mundial de Boxe”. Mestre Kobi falou de sua paixão pelo país e da responsabilidade de disseminar o Krav Magá, “que não é uma lita marcial, mas uma forma de superar o medo, de superar a força do adversário e de se com o proposito exclusivo da defesa pessoal”.

Ainda participaram da solenidade, a instrutora Vanessa Ribeiro, responsável pela divulgação do Krav Magá em Brasília e também homenageada no evento; o embaixador de Israel (país donde surgiu a modalidade), El Dad; o coronel Reinaldo José Siqueira, chefe da Assessoria Militar da Secretária de Segurança do Distrito Federal; entre outras autoridades.

No final da solenidade, Mestre Kobi e a instrutora Vanessa receberam uma medalha comemorativa da sessão. O responsável pela introdução do Krav Magá também encaminhou uma medalha ao deputado Popó como reconhecimento a sua colaboração na divulgação e incentivo do Krav Magá e outras práticas esportivas no País.

Cleber Verde defende apoio do governo para a pesca

O deputado Cleber Verde (PRBMA) destacou a importância do Ministério da Pesca para o desenvolvimento do setor e fez apelo ao governo federal para continuar destinando recursos para inovação tecnológica e ajudar o pescador artesanal. Segundo o parlamentar, o Brasil tem potencial para transformar a pesca num dos setores mais importantes do País.

Cleber Verde salientou que a produção brasileira de pescado aumentou 25% nos últimos oito anos, passando de 990.899 toneladas anuais para 1.240.813 no ano passado. Somente nos últimos dois anos, a aquicultura teve uma elevação de 43,8%, passando de 289.050 toneladas por ano para 415.649 toneladas. Já a produção de pesca extrativa, no mesmo período, passou de 783.176 toneladas para 825.164 toneladas anuais.

“Essas informações estatísticas, que contaram com o apoio do IBGE e do IBAMA, estão sendo divulgadas pela primeira vez após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura”, informou. De acordo com o deputado, a aquicultura teve um papel de destaque no crescimento da produção de pescado no País. A piscicultura aumentou de 60,2% em 2008 e 2009, em comparação com 2007. A criação de tilápia chegou a 132 mil toneladas por ano e representa 39% do total de pescado cultivado.

Cleber Verde também destacou o crescimento da produção de tambaqui, que passou de 30.598 toneladas para 46.454 toneladas por ano. O deputado chamou atenção para o potencial do Maranhão, onde há 26 municípios costeiros e 310 comunidades pesqueiras e cerca nove mil embarcações, de acordo com dados de 2005.