sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Cleber Verde elogia estrutura do Itinga Agroshow e diz que evento fortalece economia da região

CLEBER (B) 2017_11_10-101 (10)O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde (PRB-MA), esteve na manhã de hoje (10) na abertura da Agroshow 2017, feira agropecuária que comemora os 21 anos de emancipação política do município de Itinga, no Maranhão. A expectativa é de que 30 mil pessoas prestigiem o evento e aqueçam o comércio local.
“É a primeira vez em 21 anos que temos um Agroshow com essa estrutura física e a participação de importantes órgãos, que durante os cinco dias de feira estarão aqui trazendo informações fundamentais para o cidadão. Me sinto muito feliz de estar aqui e, de alguma forma, como político e líder do PRB na Câmara dos Deputados, ter contribuído para a eleição do prefeito Lúcio Flávio que em 10 meses de administração já fez muito pelo município de Itinga”, disse Cleber Verde.

O deputado Cleber Verde destacou que, em 2016, destinou uma emenda parlamentar no valor de um milhão de reais para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Esse recurso vai melhorar a infraestrutura de acesso para escoar a produção das comunidades rurais. Também destinamos recursos para a saúde do município”, informou o republicano.

Para Cleber Verde, o mais importante do Agroshow não são os cinco dias de atividades e, sim, o que vem depois. “Estamos aqui para apoiar a regularização fundiária. Para isso, precisamos nos unir e identificar quem são os trabalhadores que moram na terra, mas ainda não possuem os títulos de propriedade. Sem esse documento, eles não conseguem acesso ao crédito para melhorar as condições de produção da sua atividade”, acrescentou.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Fotos: divulgação

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Cleber Verde reafirma apoio às reivindicações dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

PRB (B) 2017_09_12-5400
Brasília, 8 de novembro – O líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde (MA), parabenizou os agentes comunitários de saúde que fazem todo o trabalho preventivo de atenção à saúde das famílias brasileiras. Para o republicano, é justa e esperada a aprovação, no plenário, da PEC 22/2011 que fixa regras para remuneração dos agentes comunitários de saúde e de combate as endemias e do Projeto de Lei PL 6437/2016 que dispõe sobre as atribuições dessas profissões na comissão especial.
“Meus cumprimentos, especialmente aos agentes no estado do Maranhão, que vão ver seus direitos consolidados quando aprovarmos as duas matérias em plenário. Teremos de fato uma lei que os atenda e faça justiça à categoria, além de definir o piso nacional de 1.600 reais. Contem com o meu apoio para pautar e aprovar as propostas”, disse o deputado Cleber Verde.
O texto aprovado na comissão especial acrescenta cinco parágrafos ao artigo da Constituição que trata das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), prevendo lei federal que definirá regimento jurídico, piso salarial, índice de reajuste, data base e plano de carreira da categoria. Segundo a PEC, a regulamentação deverá prever a assistência financeira da União aos estados e municípios para o pagamento do piso salarial com dotação orçamentária própria e exclusiva, sem possiblidade de limite de despesa.
Já o PL 6437/2016, também aprovado na comissão especial, voltou do Senado Federal para que a Câmara dos Deputados analise as nove emendas apresentadas ao texto original. Após aprovação, no plenário da Casa, o projeto segue para sanção presidencial.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Foto: Douglas Gomes