quinta-feira, 6 de abril de 2017

Cleber Verde participa de audiência no Senado sobre transferência da secretaria da Pesca para MDIC

Como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pesca e Aquicultura, o líder do PRB na Câmara, deputado Cleber Verde, foi convidado para participar de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. O objetivo do encontro foi debater o Decreto Legislativo que determinou a mudança da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Verde disse que concorda com a mudança e lutou por ela, pois fortalecerá a atividade da pesca no Brasil. “O decreto contou com o apoio de todos os partidos e do setor, que precisa desse fortalecimento. Cabe-nos agora fortalecer ainda mais a secretaria para garantir o direito do pescador artesanal e também melhores condições de trabalho para o piscicultor e aquicultor”, disse.
Na avaliação do republicano, não é razoável importar camarão, do Equador, quando temos potencial para desenvolver a atividade no Brasil. “O Egito é outro exemplo. Um país com extensão litoral pequena que já consegue exportar peixe. Estive recentemente em Boston, nos EUA, e vou certamente a Bruxelas. Esse é um mercado muito promissor em que todos os países estão avançando muito. Não podemos retroceder. Vamos nos unir”, conclamou o líder.
Para Cleber Verde, a mudança da secretaria para o MDIC já é um importante avanço. Para ele, o que é necessário neste momento é a união do governo com o parlamento. “Queremos consolidar uma política de autonomia com regulação da atividade, que não inviabilize o trabalho dos pescadores. O Brasil tem tudo para ser uma potência mundial nesta área. Vamos continuar lutando por isso”, acrescentou.
Participaram do debate, o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Dayvson Franklin de Souza, Presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Walzenir Falcão, reitor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mário Cesar dos Santos e do presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), José Jorge Neves Filho.
Também foram convidados para a audiência pública no Senado Federal, o secretário Executivo da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), Francisco das Chagas Medeiros, o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Akifumi Ono, o presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Agostinho Peruzzo e o presidente do Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (CONEPE), Alexandre Espogeiro.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!