terça-feira, 4 de abril de 2017

Cleber Verde consegue incluir projeto que prevê convalidação de incentivos fiscais a empresas na pauta do plenário

O deputado Cleber Verde (MA), líder do PRB na Câmara, declarou apoio ao pedido de urgência para votação do Projeto de Lei Complementar 54/2015 durante a reunião do Colégio de Líderes encerrada há pouco. A proposta torna válidos os benefícios fiscais (em geral relacionados ao ICMS) que os estados oferecem a empresas para que elas se instalem em seus territórios.
Verde recebeu, na manhã desta terça (4) na Liderança do partido, representantes da indústria e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que pediram o apoio para votar a convalidação de incentivos fiscais a empresas no plenário e levou o pleito à reunião de líderes. A confederação argumenta que os incentivos e benefícios fiscais concedidos pelos estados são práticas reiteradas no país. Contudo, a questão é controvertida nos tribunais.
“A urgência prende-se ao fato de tramitar no STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que pode ser abordada por súmula vinculante, retirando os incentivos já repassado às indústrias, nos Estados. O projeto regulariza os incentivos fiscais e muda as regras para a oferta de novos incentivos, acabando com a exigência de concordância unânime dos demais estados no Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz”, explicou o líder Cleber Verde.
De acordo com nota técnica divulgada pela CNI, há uma forte tendência de declaração de inconstitucionalidade de incentivos e benefícios fiscais não convalidados no âmbito do Confaz. “Esse entendimento implicaria geração de um passivo tributário considerável não provisionado pelas empresas que, legitimamente, desfrutaram de benefícios ofertados pelos estados para o incremente da atividade produtiva”.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
 Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!