quinta-feira, 21 de junho de 2018

Aprovado requerimento de Cleber Verde para realização de audiência pública sobre clonagem de telefones móveis


PRB (A) 2017_10_18-6869
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã desta quarta (20), requerimento de autoria do deputado republicano Cleber Verde (MA), para realização de audiência pública sobre a crescente prática de clonagem de telefones móveis. Foram convidados representantes das operadoras TIM, VIVO, OI, CLARO e do aplicativo WhatsApp.
Parlamentares de todo o Brasil já foram vítimas do golpe. O deputado Cleber Verde teve o seu celular e o seu WhatsApp clonado por três vezes. Ele vem recebendo reclamações de várias pessoas da sociedade civil que passaram pelo mesmo problema e quer saber dos convidados quais os mecanismos de defesa e de segurança que estão sendo adotados pelas empresas para evitar que esse problema continue acontecendo em todo o país.
“Milhares de brasileiros são vítimas dessa prática delituosa perpetrada contra o sistema de telecomunicações, em especial a telefonia. A ANATEL e as Empresas devem se manifestar sobre as providências que vem sendo adotadas para coibi-las”, argumentou. O deputado lembra que quem utiliza aparelho telefônico celular “clonado”, ou seja, quem faz a transmissão, emissão ou recepção do processo eletromagnético, sem a outorga estatal (habilitação) para tal fim, comete crimes de atividade de telecomunicação clandestina.
Os crimes vão desde estelionato até extorsão. “Esses bandidos utilizam da boa-fé e da credibilidade das pessoas para pedir dinheiro e depósito em contas diversas e, em muitos casos, amigos e parentes caem na armadilha”, explicou o deputado republicano.
A data para realização da audiência pública ainda não foi divulgada


Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!