quinta-feira, 23 de novembro de 2017

José Eulálio Figueiredo recebe Medalha Mérito Legislativo na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados promoveu a entrega da Medalha Mérito Legislativo na manhã desta quarta-feira (22), no Plenário Ulysses Guimarães. Por indicação do líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), o juiz maranhense da Comarca de São Luís, Dr. José Eulálio Figueiredo de Almeida, foi um dos agraciados pelos relevantes serviços prestados ao país.
Cleber Verde destaca a carreira do juiz como escritor, professor da Universidade Federal do Maranhão e escritor, poeta, compositor, dramaturgo e roteirista. “Eulálio é autor do livro Vidas Profanas que inspirou um espetáculo teatral e está prestes a virar filme. É membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas e doutor em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Possui todas as qualidades que o credenciam para receber uma das mais importantes honrarias do país”, disse o deputado.
O juiz José Eulálio conta que sua família veio do interior da baixada maranhense, de São João Batista. “Com 7 anos morava no bairro do Desterro, onde era comum presenciar cenas de prostituição. Era uma área de ladrões, estelionatários e de tudo que não prestava. Passei a infância ali, candidato a ser um marginal e sofri muito bullying. Cresci, estudei e me formei com uma ideia fixa na minha cabeça, de escrever sobre tudo o que vi e vivi”, disse o agraciado.
Com a apresentação da peça “Vidas Profanas”, que foi sucesso de publicação, o teatro arrecadou mais de duas toneladas de alimentos, que foram distribuídos para a comunidade do desterro e o Asilo de Mendicidade. “O livro conta a história de mulheres que vivam uma vida que parecia fácil, mas que era muito difícil. Estamos falando de mulheres decaídas e consideras desonestas, que sonhavam em ser chamadas de donas de casa e rainhas do lar, mas morreram pobres e abandonas”, conta o juiz Eulálio.
Sobre a Medalha Mérito Legislativo
Criada em 1983, a condecoração destina-se a distinguir e a homenagear autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Por Mônica Donato – Ascom da Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!