sexta-feira, 2 de junho de 2017

Cleber Verde promove sessão solene em homenagem ao Dia do Bumba Meu Boi

Agenda Cleber Bumba meu Boi

O líder do PRB, deputado Cleber Verde (PRB-MA), é autor da homenagem ao Dia do Bumba Meu Boi, que será realizada na próxima segunda-feira (5), no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. “Não poderíamos deixar de prestigiar uma das expressões mais fortes do folclore brasileiro”, afirma o republicano.
Verde lembra que a festa faz referências as origens africanas, europeias e indígenas e traduz o sincretismo cultural e religioso tão característico do nosso país. “Do Norte ao Nordeste e passando também por alguns estados das regiões Centro Oeste e Sudeste, O Bomba Meu Boi tem história. Especialmente para o Maranhão, que tem, no festejo, uma de suas expressões culturais mais importantes”, acrescenta o líder.
Bumba Meu Boi
Com origens no século XVIII, a festa mistura dança, música, teatro e circo. Em 2011 foi reconhecida como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN). A manifestação cultural recebe nomes diferentes em cada parte do país: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba-meu-boi, no Maranhão; Boi Calemba, no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho, na Paraíba; Bumba de Reis ou Reis de Boi, no Espírito Santo; Boi Pintadinho, no Rio de Janeiro; Boi de Mamão, em Santa Catarina e Boizinho no Rio Grande do Sul.
Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB na Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!