quarta-feira, 17 de maio de 2017

“O PRB não medirá esforços para apoiar as demandas dos municípios”, diz Cleber Verde

Entre os dias 15 e 18 de maio acontece a XX Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios. Durante toda esta semana os administradores municipais apresentarão demandas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O líder do PRB, deputado Cleber Verde (PRB-MA), concorda com os apelos feitos pelos prefeitos e garante o apoio do partido. “O PRB já aderiu ao movimento e, como integrantes da base do governo, não mediremos esforços para que as solicitações dos municípios sejam prontamente atendidas”, informou.

“A FAMEM apresentou dados irrefutáveis com um estudo técnico que coloca o Maranhão na penúltima posição no ranking de recebimento de recursos per capita da saúde, o valor de R$ 137,00 por habitante. A proposta é de que este teto seja equiparado ao da média nacional R$ 194,00 por habitante. Precisamos agir politicamente para encontrar uma solução e a vinda dos senhores aqui é imprescindível para construirmos um resultado positivo”, disse Cleber Verde ao se colocar à disposição dos prefeitos maranhenses.
XX Marcha
A renegociação da dívida dos administradores municipais com o INSS também está na pauta dos eventos da XX Marcha, assim como o “encontro de contas” entre governo federal e municipal e a redução do custeio das máquinas públicas.
Dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelam que 59,2% dos gestores que assumiram o mandato este ano alegam que a administração começou em situação ruim ou péssima. Metade das prefeituras ouvidas tem dívidas com fornecedores, com atraso médio de sete meses. Pelo menos 250 municípios admitem inadimplência no pagamento de salários de servidores.
O parcelamento das dívidas previdenciárias também é um dos principais tópicos do evento deste ano. Um quarto dos municípios estão inadimplentes, segundo levantamento do jornal Estado de S. Paulo. De acordo com a pesquisa, 67,4% das prefeituras têm dívidas previdenciárias. O levantamento obteve respostas de 2,6 mil dos 5,5 mil municípios do país.

Por Mônica Donato (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!