sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cultura e turismo do Maranhão são mostrados na Câmara dos Deputados



Exposição sobre riqueza hídrica do Estado e ilustra fórum internacional sobre pesca


As belezas do Maranhão e um pouco do dia-dia do maranhense serão retratados na exposição fotográfica “Maranhão, terra das águas”, no edifício principal da Câmara dos Deputados, em Brasília. A mostra é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e foi aberta junto com o 2º Fórum Parlamentar da Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, que teve como presidente o deputado Cleber Verde (PRB-MA).

O foco da exposição é mostrar, para as centenas de pessoas que passam diariamente pelo corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, que além das incontáveis belezas naturais e da exuberância de rios e marés, o Maranhão também é rico em pessoas de vida simples, que se orgulham em tirar o sustento da família dessa terra que acolhe e encanta gente do mundo todo.



O cartaz da exposição é uma foto da Cachoeira de Pedra Caída, na Chapada das Mesas, uma das 48 que ilustram a exposição. Foto: Christian Kneeper.


Gastronomia e Turismo



A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, explicou que a exposição mostra a beleza de quem sobrevive da pesca, as delícias gastronômicas da terra, o artesanato típico da região, e, principalmente, a exuberância de rios e nascentes, que fazem do Maranhão a verdadeira terra das águas”. As fotografias de são de Christian Kneeper, Edgar Rocha, Geraldo Kosinski e Meireles Júnior, conhecidos por retratar com olhar diferenciado a simplicidade da beleza maranhense.  


O deputado Cleber Verde (PRB), presidente do Forum Parlamentar Internacional sobre Pesca e Aquicultura, participou da abertura da mostra com a secretária Delma Andrade, com deputados e senadores brasileiros e de outros países latinoamericanos. Os dois acompanharam uma exibição do grupo folclórico maranhense Boi de Axixá, no salão nobre do Congresso Nacional, que marcou o encerramento do evento. O ritmo marcante, as melodias e a beleza das dançarinas do Boi de Axixá encantaram as centenas de pessoas que viram sua apresentação.



Forum de Pesca

Após dois dias de debates na Câmara dos Deputados, os deputados e senadores do Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile, República Dominicana, Bolívia e Paraguai decidiram trabalhar em conjunto incluir o produção pesqueira de pescadores artesanais e pequenos criatórios nos programas de alimentação escolar dos respectivos países, associado a esquemas de compras públicas e leis que assegurem proteção social e renda mensal aos pescadores, nos períodos de reprodução das espécies ou de crise econômica.

Em documento público firmado ao final do 2º Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura da América Latina e Caribe, os congressistas se propõem ainda a trabalhar para incluir os setores da pesca e aquicultura nos estudos de vulnerabilidade sobre os efeitos das mudanças climáticas, a fim de buscar sua adaptação a adversidades.

“Avançamos quanto à necessidade de incluir os produtos da pesca e dos criatórios na merenda escolar de todos os países, como forma de expandir o mercado consumidor de peixes, camarões e mariscos e criar linhas de financiamento para o desenvolvimento dessas atividades”- afirmou o deputado Cleber Verde. Ele disse que as decisões do Forum reforçam a importância do setor pesqueiro brasileiro e valorizam os milhares de pescadores artesanais, inclusive os do Maranhão, que precisam de apoio para manter suas atividade econômica e o sustento de suas famílias.

O Forum Parlamentar de Pesca e Aquicultura teve o apoio do Sebrae, da Câmara dos Deputados,do governo do Estado do Maranhão e da ONU. Os deputados e senadores estrangeiros presentes assistiram à apresentação Boi de Axixá, no salão negro do Congresso Nacional, e visitaram exposição fotográfica sobre os ecossistemas aquáticos do Estado, na Câmara dos Deputados.
 
Por Sérgio Chacon (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes e Roberto Ribeiro 
Visualizar o anexo Pesca-Maranhão.do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!