sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil lançou o Plana Safra




O presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional, deputado Cleber Verde PRB/MA, estava lá e acompanhou de perto este que será um passo decisivo para o fortalecimento do setor pesqueiro.



O Governo federal lançou nessa quinta (25), no Palácio do Planalto, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura que pretende ampliar a produção nacional para 02 milhões de toneladas de pescado ao ano até 2014 e tornar o Brasil um dos maiores produtores mundiais. A presidenta Dilma Rousseff que estava presente garantiu que as atividades ligadas ao tema serão prioridade para o país, tanto no setor econômico como no social.
 
“Essa atividade, que era lateral, será central do nosso país”, destacou apresidenta. O objetivo é desonerar a cadeia produtiva, além de investir, por meio de diversos programas, R$ 4,1 bilhões até 2014 em financiamentos para a produção pesqueira.

Para atingir a meta, o Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella disse que o governo pretende aumentar em 40% a renda dos profissionais por meio de diversas frentes de ação e ampliação, “como também, o aprimoramento das técnicas de cultivo e manuseio, modernização de equipamentos, oferta de assistência técnica, investimento em pesquisa e mais estrutura à cadeia produtiva”, garante o ministro.

O Presidente da Frente Parlamentar Mista de Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional Deputado federal Cleber Verde PRB/MA estava lá e elogiou o programa dizendo que certamente este irá revolucionar o setor pesqueiro no Brasil, ele acredita que com o Plano Safra, a contribuição de estados e municípios, e, participação da iniciativa privada, o setor aumentará e muito sua produção de pescado para atender a demanda nacional, que só  vem crescendo, e também ser um grande exportador, o que contribuirá e muito para o fortalecimento da balança comercial brasileira.

Em termos potenciais, o Brasil tem condições de se transformar em um grande produtor de pescado, principalmente por meio da aquicultura, essa potencialidade é caracterizada nos cerca de 8 mil km de costa marítima, em uma zona econômica exclusiva, que é a ZEE, com mais de 4,5 milhões de km². As reservas de água doce do nosso País, de ordem de 8,5 bilhões de m³, são as maiores do mundo, mais do que o dobro das reservas da Rússia, que é a segunda colocada.

Este programa gerará grandes condições para que se estabeleça um modelo de desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira e aquícola, não tenho dúvidas que o Brasil ainda se tornará um dos maiores exportadores de pescado no mundo o que contribuirá para o fortalecimento da balança comercial brasileira. Disse o deputado.


Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!