terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Por iniciativa do Dep. Cleber Verde, Seminário debateu projetos sobre aposentadorias - I Congresso Brasileiro de Estudos da Seguridade Social





Fator previdenciário, reajuste de aposentadorias, mudanças na concessão de benefícios: são muitos os projetos com esses temas que entram e saem da pauta do Plenário e das comissões, mas poucos chegam a ser votados. Um seminário discutiu os projetos e a urgência que os aposentados têm de ver as propostas serem aprovadas.

O Brasil está ficando velho: mais de 19 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. 76,6 % deles recebem benefícios da Previdência Social, mas, atualmente, 18 mlhões de aposentados recebem apenas um salário mínimo. Esse número poderia mudar se o Congresso aprovasse uma proposta de emenda à Constituição que equipara o reajuste das aposentadorias ao do salário mínimo. Para mobilizar a sociedade e os deputados para atender aos aposentados, foi realizado hoje (30/11), na Câmara, um seminário sobre a Previdência Social. Um dos projetos apresentados cria a chamada ´desaposentação´. - PL 3884/2008 - Dep Cleber Verde

A ideia do seminário é pressionar para que sejam votados projetos como o que acaba com o fator previdenciário, uma alíquota usada para calcular a aposentadoria. A explicação do Governo para manter o fator previdenciário e para não aumentar o valor das aposentadorias é a possibilidade de quebrar a Previdência. Tese rebatida pelo presidente da fundação Anfip.

Créditos:

- Reportagem - Ana Chalub

- Silmara Londucci - advogada

- Floriano Martins - presid. Fundação Anfip

Fonte: TV CÂMARA

Grifos e destaques nossos

2 comentários:

  1. Excelentíssimo sr. deputado Cleber Verde,nós aposentados,pensionistas e aposentáveis, fazemos um veemente e dramático apelo a Vossa Excelência. Peço encarecidamente juntar a voz aos demais defensores da nossa causa, que são poucos, mas num grito retumbante aos ouvidos daqueles surdos que estão surrupiando nossos parcos recursos, talvez surta efeito. Será que somente a nossa classe será relegada a segundo plano? Quantos projetos de menor importância foram aprovados, muitos com a serelidade injustificada. O governo tenta justificar a não aprovação dos projetos do senador Paim alegando falta de recursos, o que é uma mentira deslavada. Já foi provado que dinheiro a Previdência Social tem. O Luís Inácio num ato arrogante, de total despreso por aqueles que no passado ele tanto bajulou, hoje tenta de todas as maneiras joga-los ao leu. Pelos pronunciamentos de Vossa Excelência, nota-se total independencia em relação ao palácio do Planalto. Face ao exposto, rogo a Vossa Excelência, juntar aos poucos que até agora demonstraram algum interesse na nossa causa, e tentarem convencer ao sr. Michel Temer a colocar em votação dos projetos do senador Paim. E nós ficaremos aqui torcendo e pedindo a Deus para que os mesmos sejam aprovados. Tenho a plena certeza que o povo maranhense saberá retribuir a altura, afinal entre eles há muitos em situação de penúria devido aos desmandos de um governo covarde, sem entranhas. Contando com a vossa preciosa colaboração, agradeço penhoradamente.


    Vinicius Moreira.

    ResponderExcluir

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!