sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

LÍDER DO PRB QUER REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS PELO SALÁRIO MÍNIMO

Pauta - 06/02/2009 10h05
Líder do PRB quer correção de aposentadorias pelo salário mínimo
J.Batista
Cleber Verde: aposentadorias são a prioridade nº 1
O líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), afirma que o seu partido prioriza para votação neste ano o fim do fator previdenciário, a recomposição salarial dos aposentados e, o que ele considera principal, a proposta de emenda constitucional que prevê o uso do índice de correção do salário mínimo para também corrigir aposentadorias e pensões.

Aos 36 anos, Cleber Verde está em seu primeiro mandato de deputado federal. Ele preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas, criada no ano passado.

Professor de Matemática e servidor do INSS, Cleber já trabalhou como feirante. Na Câmara, foi vice-líder do Bloco PSB, PDT, PCdoB, PMN, PRB no ano passado, quando também ocupou a 3ª Vice-Presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Antes de chegar à Câmara, foi vereador por três mandatos em São Luís (MA). É o atual presidente do time de futebol Moto Club, campeão maranhense de 2004. Verde é titular das comissões especiais que analisam a desvinculação das receitas da União (PEC 277/08) e a reestruturação das carreiras policiais (PEC 549/06). Foi também titular da CPI da Subnutrição de Crianças Indígenas, encerrada no ano passado.

O deputado concedeu a seguinte entrevista à Agência Câmara:

Agência Câmara - Quais são os temas prioritários do seu partido para este ano?

Cleber Verde - O fim do fator previdenciário, a recomposição salarial dos aposentados e, obviamente, a proposta número 1 que é a PEC do senador Paulo Paim que trata da aplicação do mesmo índice usado para a correção do salário mínimo na correção das pensões e aposentadorias. São três projetos já aprovados no Senado e que a Câmara precisa urgentemente aprová-los. Eu incluiria ainda um projeto meu, que trata da "desaposentação": permite que o aposentado hoje proporcional, que continua no mercado de trabalho, possa renunciar a sua aposentadoria e solicitar o acréscimo do tempo trabalhado após aposentado, para melhorá-la.

Agência Câmara - Como será a posição em relação ao governo?

Cleber - Fazemos parte da base de sustentação do governo e por isso apoiamos o governo em todos os sentidos. Mas no que tange especificamente aos aposentados nós temos de estar contra o governo porque defendemos posições contrárias.

Agência Câmara - Qual a sua posição sobre as principais reformas - tributária e política - e sobre a PEC das MPs?

Cleber - A reforma tributária é urgente, está pronta para ser votada. Apesar de algumas divergências com alguns estados que estão no prejuízo, mas acho que está na hora de pensar o Brasil. Os governos estaduais e os deputados devem deixar de lado algum prejuízo e entender que o Brasil como um todo ganha.
A reforma política precisa identificar os pontos comuns, porque é uma reforma difícil de ser feita. Então é necessário encontrar os pontos de consenso entre os partidos para aprová-la pontualmente, porque ela deve acontecer aos poucos.
Entendemos que as medidas provisórias são um complicador da discussão e da defesa dos projetos dos parlamentares. Chegou a hora de o governo dar força ao Parlamento. Reconhecemos que é um instrumento importante para o governo, não pode prescindir, mas diminuir a quantidade é de suma importância para que mais projetos sejam apreciados. A discussão da PEC tomou um bom rumo e acredito que sua aprovação é necessária para dar mais poder ao Legislativo.

Reportagem - Cid Queiroz
Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

3 comentários:

  1. Sr. Deputado Cleber Verde, sou advogada em São Paulo e meu pai é Juiz do Trabalho e membro da Amatra/SP, somos sabedores da sua defesa aos aposentados e ao direito a desaposentação, já que muitos aposentados necessitam continuar trabalhando ou são aprovados em concurso pública para sustentar suas famílias. Assim gostaríamos de saber do seu interesse em apresentar um PL conferindo o direito á desaposentação? esse projeto de lei já foi apresentado pelo então deputado Inaldo Leitão em 2002, mas o texto não foi aprovado. Gostaria muito de um retorno e até uma entrevista para apresentação deste projeto.
    Grande abraço

    Patrícia Silva Gomes -
    advogada - tel (11) 5579-9727/8077-3626 e-mail: patriciagomes0704@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. È de se louvar o grande interesse do nobre deputado, deste projeto, pois muitos aposentados ainda no vigor de saúde de se trabalhar para complementar o seu salário. Infeslizmente o salário do aposentado só vem achatando a cada ano, no meu caso já são 22 anos que estou aposentado. como já 14 anos que só sai reajuste para quem ganha o mínimo, neste periódo estou com uma perca de 251% em meus proventos. quem ganhava 10 salarios mínimos quando se aposentou, hoje este salário só representa 2,77, as autoridades que nós escolhemos para governar e fiscalizar os interesse s dos trabalhadores e do s brasileiros em geral, é de obrigação dele a correção desta situação. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Ilustrissimo dep. Cleber Verde, sou aposentado e fiquei satisfeito lendo sua posição em relação aos projetos de recuperação das aposentadorias, percebe-se que o senhor é um homem justo e fiel aos seus principios, continue lutando a favor dos aposentados, pois eles trabalharam, recolheram suas contribuições ao INSS e não podem ser enganados por um governo demagogo e hipocrita. O Lula simplesmente virou as costas pros aposentados e mostraremos a ele nossa força nas eleições de 2010
    Obrigado nobre deputado seu voto é garantido

    ResponderExcluir

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!