sexta-feira, 17 de maio de 2019

Cleber Verde comemora recebimento de R$ 220 milhões pelos municípios afetados pela mineração

40524359414_ff6a9cd306_o
Nesta semana, municípios do Maranhão começaram a receber a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), determinado pela Lei 13.540/2017. O deputado Cleber Verde (PRB-MA) celebrou o pagamento do benefício que, até agora, é de R$ 220 milhões, destinados à população afetada pela mineração.
“Como diz o poeta: sonho que se sonha só é somente sonho, mas um sonho que sonhamos juntos se transforma em realidade, e é com muita alegria e orgulho que me dirijo a todos os maranhenses e, em especial, aos moradores dos 23 municípios impactados diretamente pela exploração mineral”, afirmou o parlamentar.
Cleber Verde foi membro da Comissão responsável por analisar a Medida Provisória 789/2017, que deu origem a Lei, no Congresso Nacional. Ele teve atuação de destaque, sobretudo, na apresentação da emenda que destinou os 15% do valor final para os municípios impactados.
“Foram quase cinco anos de audiências públicas nos estados, nos municípios e no Congresso Nacional, debatendo com representantes dos setores, junto dos prefeitos e governadores. Veio então a aprovação da Lei e, depois, a regulamentação”, relembra.
O percurso do minério, deste a produção até a distribuição, abrangia um território de 23 municípios do estado, ocasionando problemas como polução sonora, ambiental, casas rachadas, mortes de animais e até de pessoas. Cleber observa que os recursos serão empregados em geração de emprego, educação e saúde. “Os prefeitos poderão diminuir as dificuldades da população, por isso nossa alegria e o nosso agradecimento a todos que participaram dessa luta”.
Texto: Fernanda Cunha, Ascom da Liderança do PRB
Foto: Dougla Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!