quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Aprovado PL de Cleber Verde que sugere interrupção das atividades agrícolas para a recuperação do solo

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 4652/2016 de autoria do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que e dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. A proposta sugere um “pousio”, prática de interrupção das atividades agrícolas para a recuperação do solo, que pode ter um prazo máximo de 5 (cinco) anos, mas não há um modelo de registro definido na legislação. 

"Para que a lei possa gerar os benefícios a que se propõe, principalmente em se tratando de limites, é necessário que seja formalizada a data de início de contagem desse prazo", explica o deputado. Ele defende o desenvolvimento de uma metodologia para que seja comprovado, por exemplo, que a terra está apta para o início do pousio e a partir daí gerar uma contagem real. 

"A lei não pode servir de subterfúgio para contribuir com o aumento de terras improdutivas, quando a real intenção é exatamente o oposto. É preciso elaborar uma legislação clara e eficiente tanto para áreas de proteção ambiental quanto para as de produção agrícola", complementa o deputado.

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!