quinta-feira, 7 de março de 2013

Discurso histórico de Cleber marca votação sobre veto de Dilma à partilha dos royalties e ajuda a redistribuir recursos em todo o País


O clima era de tensão, com parlamentares exaltados e uma ameaça de que palavras de ordem, vaias e aplausos descambassem até para a violência física entre deputados a favor e contra a manutenção do veto presidencial à nova lei de redistribuição dos Royalties. Como um chamado a razão, que serenou ânimos e permitiu que os trabalhos no plenário prosseguissem de forma a dar continuidade a votação, o deputado Cleber Verde fez um discurso histórico, manifestando sua posição a favor da redistribuição dos royalties (lembrando inclusive que o mar é brasileiro), respeitando a posição das bancadas dos estados produtores, mas, acima de tudo, conclamando os demais congressistas a darem um fim a um processo que, ao se arrastar indefinidamente, estava prejudicando não só ao Rio, Espírito Santo e São Paulo, mas ao Brasil. “Respeito as opiniões das bancadas dos estados produtores, mas gostaria de chamar esses parlamentares para votar como brasileiros, que todos somos”, disse, arrancando aplausos no plenário lotado.     

Sempre pregando o entendimento, Cleber Verde não se furtou de manifestar seu pleno apoio a redistribuição, para ele uma questão de Justiça. “Penso, sobretudo, em meu estado, o Maranhão, onde dezenas de municípios esperam ansiosamente por recursos da União que possam permitir a efetivação de políticas de Justiça Social. Mas penso também em todo País, em unidades da federação que estão hoje desprovidas dessa riqueza que é de todos, pois o mar é de todos”, destacou.  

Cleber Verde citou o décimo sexto presidente norte-americano Abraham Lincoln, que foi capaz de unir adversários políticos histórico em torno de um objetivo: a aprovação da décima-terceira emenda à Constituição dos EUA, que assegurava o fim da escravatura no país. “Chegou a nossa hora de superarmos também divergências e fazermos história, corrigindo distorções que sedimentam diferenças regionais gritantes em nosso país”, lembrou o parlamentar republicano.  

O desempenho de Cleber em uma votação tão polêmica acabou resultando no convite ao parlamentar para integrar a comissão que acompanhou a apuração. Ao final diante da constatação de que o veto presidencial havia sido derrubado, assegurando-se assim a redistribuição dos recursos provenientes dos royalties a todos os estados brasileiros,. Cleber comemorou, mas sem perder o equilibro: “Não há derrotados nessa votação. Mas sim uma grande vitoriosa: a nação brasileira”. 


Por Paulo Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!