segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ministro inaugura Complexo Integrado do Pescado em Estreito – MA


O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella inaugurou quarta-feira (20), o Complexo Integrado do Pescado (CIP), na Usina Hidrelétrica de Estreito, que fica na fronteira entre os estados do Maranhão e Tocantins.
Participaram da inauguração, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, os deputados federais, Cléber Verde e Márcio Marinho, o secretário de Estado da Pesca do Maranhão, Dayvison Franklin, o prefeito de Estreito, Cícero Morais o superintendente da  Pesca no Maranhão Júnior Verde, entre outras autoridades e representantes de Colônias de Pescadores e Cooperativas.
Durante o evento, Crivella disse que o governo federal vai investir para transformar as regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste em celeiros de produção de pescado e o Complexo é apenas o primeiro passo. “Nós precisamos aumentar a produção de peixe no país. Em um hectare de terra um bom pecuarista pode produzir uma tonelada de boi por ano. Se nós colocarmos um hectare de tanques-rede podemos produzir, por exemplo, 30 toneladas de tambaqui, que foi considerado espécie estabelecida na bacia do rio Tocantins e portanto autorizado seu cultivo. Pescadores e aquicultores  poderão contar com estas sete salas multiuso com frigorífico e fábrica de gelo que são a infraestrutura inicial de um grande projeto que virá a frente.", afirmou Crivella.
O Complexo é composto de cinco salas de multiuso no estado do Tocantins e duas no Maranhão. Todas equipadas com câmaras frigoríficas para recepcionar e acondicionar o pescado da região. Nestas salas serão desenvolvidas também diversas atividades tais como: cursos de capacitação, reuniões, eventos culturais, exposições de artesanatos e principalmente o manuseio do pescado.

A Cooperativa de Pescadores e Piscicultores do Baixo Tocantins (COOPERATINS) é a responsável por cuidar do funcionamento do CIP. Foi entregue também para ela um caminhão refrigerado que vai transportar o pescado entre as salas de multiuso e o mercado consumidor.

O CIP foi feito por meio de um Acordo de Cooperação estabelecido entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Consórcio Estreito Energia (CESTE), no valor de R$ 4,8 milhões, financiados pelo BNDES e com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O Complexo vai beneficiar mais de 1.500 famílias e visa integrar a cadeia produtiva do pescado, qualificar a pesca extrativista e
incentivar a produção de peixes em tanques-rede e tanques escavados em associação com a agricultura familiar para promover a melhoria das condições de trabalho e organização das colônias de pescadores da região.

O Ministério firmou também um convênio no valor de cerca de R$ 970 mil com a Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (COOPTER) com o objetivo de planejar, articular e realizar ações de organização do cooperativismo na região.









Texto e imagem: Ascom MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas sugestões e opiniões são muito bem vindas! Dê exemplo de cidadania, participe!